terça-feira, 28 de julho de 2009

O que é o “Product Code” e como alterar ?

O que é o Product Code ?
O que chamamos de Product Code, é um digito de 6 algarismos numéricos, que serve para identificar um aparelho em termos de idioma, país e/ou operadora. Normalmente, ele vem impresso na etiqueta que se encontra embaixo da bateria de todo aparelho Nokia. Como no exemplo abaixo:
tutopcetiquetaoa8
Existem PCs (Product Codes) para aparelhos customizados por operadora (como os comercializados pela Claro, Vivo, etc.) e outros sem customização chamados “unbranded” (normalmente vem em aparelhos comercializados pela própria Nokia). Tanto num como no outro, podem haver pacotes de idiomas variados e estarem também em versões de firmware diferentes. Em relação ao firmware, muitas vezes a única forma de se atualizar um aparelho para uma versão mais nova é alterando o PC.
Os mais procurados para qualquer modelo de aparelho, são os “unbranded” com idioma PT-Br (Português do Brasil). Na ausência de um PC com o idioma PT-Br, sempre pode ser usado um “unbranded” que tenha o idioma PT-Pt (Português de Portugal). O PC genérico mais conhecido e que possui esse idioma, é o chamado Euro-1. Os PCs Euro-1, na maioria das vezes, possuem os principais idiomas da Europa Ocidental como Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e Português (de Portugal). Praticamente todos os aparelhos que sejam comercializados na Europa, possuem um PC Euro-1 ou equivalente.
Relação Product Code x RM ?
Cada modelo de aparelho, pode ter vários RMs (Release Model ?) diferentes de acordo com as características do aparelho. Um exemplo clássico disso, é o do Nokia N73 que possui dois modelos bem conhecidos, o RM-133 (que possui receptor 3G) e o RM-132 (que não possui o receptor). Outro exemplo, é o do Nokia N82, que em todo o mundo é comercializado o modelo RM-313, enquanto que somente na China (devido a restrições de transmissão naquele país) é comercializado o RM-314 (sem receptor WiFi).
Tendo isso em vista, cada RM terá seus próprios PCs específicos e não serão intercambiáveis com outro RM. Ou seja, um PC do N73-1 (RM-133) nunca servirá em um N73-5 (RM-132) e vice-versa.
Como faço para mudar o PC do meu aparelho?
Para trocar o PC no aparelho, será necessário instalar no seu computador a aplicação Nemesis Software Suite. Download aqui.
Sugiro sempre baixar a última versão disponível (e que até este momento é a 1.0.38.15), pois as mais antigas tem problema de compatibilidade com os drivers mais novos do PC Suite.
Bom, dito isto, vamos ao processo de instalação.

tutopc1fo9[1] Após instalado, Feche o nokia pc suite que fica no lado do relógio do windows caso o mesmo esteja, conecte o seu aparelho ao USB (se for chamada a aplicação PC Suite da Nokia, encerre a mesma) e clique no ícone NSS presente no Desktop do Windows. Na janela abaixo, clique no botão da lupa indicado:

tutopc2zc7Quando aparecer a janela abaixo, clique no botão Phone Info (onde tem o ícone com a imagem do Nokia 6600!)
tutopc3td0Seguindo, na área Actions, clique no botão Scan e aguarde aparecer a mensagem Ready indicada na barra de status no fundo da aplicação. Após isso, clique no botão Read na área Production Data Edit.
tutopc4if2Logo depois ter clicado em Read, note que os campos Product Code, HW Version, Manufacture Month e Prod Serial Number, serão preenchidos automaticamente. Sugiro neste momento, anotar e guardar o número que aparece em Product Code, pois esse é o PC original do aparelho.

tutopc5nn8[1] Após anotado, preencha o campo Product Code com o PC que você deseja alterar, marque a “checkbox” Enable ao lado do campo e, finalmente, clique no botão Write. Quando aparecer Ready, na barra de status inferior, é a indicação que o PC foi alterado com sucesso.

tutopc6vv7[1]

Não me responsabilizo por trocas de firmware erradas! Jamais coloque uma firmware de outro modelo no seu celular. Geralmente a troca de firmware serve somente para tirar as personalizações da operadora celular (ícones, imagens…) e deixa-lo puro. Não é possível fazer downgrade, ou seja, atualizar o celular com firmware atual e após querer colocar uma firmware mais antiga.

 

POSTAGEM RELACIONADA:

Como atualizar a firmware do celular nokia

 

OBSERVAÇÃO:
Antes de querer trocar o product code, verifique se o product code de seu celular se já possui atualização. No Brasil, geralmente demora um pouco mais pra Nokia liberar. Para verificar se há versão de PC disponível pro seu celular (sem trocar o product code) e verificar se há atualização disponível, acesse o programa (computador):

Nokia Ovi suite: Ferramentas > atualizações de software
ou
Nokia PC Suite: Atualizar software do telefone

O programa é português e da informações fácil de compreender de como atualizar.


POR QUE NÃO POSSO OBTER NOVO SOFTWARE (firmware) PARA O MEU DISPOSITIVO?

“A disponibilidade de atualização baseia-se em vários fatores, incluindo a existência da versão do software do dispositivo Nokia, o país e a operadora. Pode ser por causa de uma dessas variáveis que o dispositivo Nokia não está qualificado para atualizações.

Observe que o provedor de serviço móvel, a operadora ou a portadora talvez não tenham aprovado o último software de dispositivo Nokia disponível.

A Nokia gera muitas variantes diferentes de cada produto (para diferentes países e idiomas) e nem todas as variantes têm o software de dispositivo Nokia mais recente. É nossa prioridade atualizar todas as variantes o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer atraso.

O novo software pode ser disponibilizado em uma data posterior e para receber uma notificação quando o software estiver disponível para o dispositivo, registre-se no My Nokia e faça a opção de receber notificações por e-mail ou SMS.”

Mais informações e dúvidas: http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/download-de-software/device-software-update-o1/perguntas-mais-frequentes

14 comentários:

  1. Anônimo9/9/09

    Olá, não funciona com N96?

    ResponderExcluir
  2. funcionar, funciona, mas se vc quer alterar o product code do seu celular, tem q ser com outro product code do mesmo modelo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26/1/10

    Opa, você disse ali em cima que o PC é um código de 6 algarismos, mas na imagem há 7. Houve algum equívoco ou a quantidade de algarismos varia de acordo com o modelo de aparelho celular?

    ResponderExcluir
  4. Ao anonimo acima, vc também pode ver seu product code atraves do programa citado.

    ResponderExcluir
  5. galera ja fiz a troca do PC o meu era da tim pc 0578429 por isso não havia atualizações, mudei para o PC 0578212 que tem a v40, agradeço o tutorial estava bem explicado

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20/3/10

    vc nao sabe dizer qual seria o product code do n97 mini q tenha portugues nao ?

    ResponderExcluir
  7. ME AJUDEM POR FAVOR !! O NSS NAO ACHA MEU CELULAR !!

    ResponderExcluir
  8. Minero, seu celular é um original Nokia?
    Instale o Nokia pc suite e não o ovi suite,Após instalado e que o pc suite tenha reconhecido o celular, desconecte o celular do computador, Feche o nokia pc suite que fica no lado do relógio do windows caso o mesmo esteja, conecte o seu aparelho ao USB em modo pc suite (se for chamada a aplicação PC Suite da Nokia, encerre a mesma) e clique no ícone NSS presente no Desktop do Windows.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17/6/10

    alguem sabe se no nokia 5800 da certo?

    ResponderExcluir
  10. Da certo sim, procure no blog que vc encontra PC pro 5800

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/7/10

    Logo depois ter clicado em Read, a leitura dos valores está dando erro. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo25/10/10

    Boa tarde brother!
    Então já baixei o programa Nemesis e instalei normalmente no meu windows7 de 64bits, só que na hora de procurar o celular no botão "SCAN" ele não acha e da um erro.
    Gostaria de saber se já aconteceu algo igual e se tem alguma solução "REAL" para esse impasse.

    Deus abençõe...

    ResponderExcluir
  13. Estou com o mesmo problema, ele dá ERRO ao tentar fazer o SCAN. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. É muito prático e rápido. Troquei o PC do meu 5530 para atualizar o firmware v40.0.003.

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.