sábado, 25 de julho de 2009

O que é tela amoled?

Televisor com tecnologia AMOLED: ultrafino e com maior qualidade de cor e imagem. Foto Lilian Ferreira/UOL

Entre as inúmeras siglas que tem feito parte da CES (que aliás, é uma abreviação para Consumers Electronics Show) uma delas tem chamado a atenção por representar uma tecnologia que permite o desenvolvimento de televisores ultrafinos e até mesmo de telas dobráveis, com alta qualidade de imagem: AMOLED.Essa sigla estranha, que numa tradução livre significa tela de Diodo Emissor de Luz Orgânico com Matriz Ativa (Active Matrix Organic Light Emitting Diode) é a tecnologia que deverá estar presente na próxima geração de monitores, televisores de alta definição, e que já pode ser encontrada em gadgets como o celular Nokia N85.Atualmente, computadores topo de linha como os novos Macbook e Macbook Pro contam com displays retroilumanados com LED, o que proporciona maior nitidez e economia de espaço (obrigado pelas dicas, pessoal).

Mas o que isso significa?

A tecnologia AMOLED promete reunir as maiores vantagens dos três tipos de tecnologia —CRT  (o famoso e antigo "tubo de imagem), LCD e plasma em uma só. Assim:
Apesar de serem relativamente baratas e de gastarem pouca energia, as telas LCD ainda têm pequenos problemas - cada vez menores, é verdade - quanto ao contraste de suas cores, ângulo de visão e a alguns borrões que podem aparecer em imagens muito rápidas, como em esportes, por exemplo.
Telas CRT e de plasma, ainda muito populares em aparelhos acima de 60 polegadas, tem melhor contraste de cores e maior taxa de atualização, mas sofrem por respectivamente ocuparem muito espaço ou terem alto consumo de energia.
As telas AMOLED, por sua vez, oferecem cores vibrantes em telas ultrafinas por um custo inferior aos das tecnologias atuais. Além disso, esse tipo de display tem tempo de resposta três vezes menor que uma tela OLED, porque seus pixels são instalados em finas telas de vidro ou plástico, e as imagens são ativadas a partir de impulsos elétricos.
O resultado são imagens brilhantes, com alto contraste de imagem, cores e sem borrões.
Por ser uma tecnologia relativamente nova, os displays AMOLED ainda tem um longo caminho até seus preços ficarem competitivos e eles saírem das exposições internacionais para a sala de sua casa, mas talvez essa mudança esteja mais perto do que você imagina.
Os fabricantes esperam que o mercado de telas AMOLED movimente U$ 4.6 bilhões até 2014.

Samsung lança celular com Tela AMOLED

http://img99.imageshack.us/img99/4752/gsmarena001u.jpg

Samsung M7600 Beat DJ

Totalmente voltado para a música, o celular tem amplificadores potentes e design full touchscreen (sem teclado). Ele também é o primeiro no País com display AMOLED, tecnologia que permite telas mais finas e brilhantes. O preço sugerido é R$ 1.399.
Frequencia: GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 - UMTS(3G) 900 / 2100
240 x 400 pixel
Memória: interna de 50MB e microSD (TransFlash) de até 16GB
Gravação de vídeo à 15fps
Lente de 3.15 MP, 2048x1536 pixels, autofocus, LED flash
A-GPS
Vídeo Chamada
Visualizador de documentos: Word, Excel, PowerPoint, PDF
Acelerometro
OS: Proprietary Samsung Touch UI, latest version of TouchWiz (1.5)
Review do celular com fotos
PARTICIPE NA COMUNIDADE DO SAMSUNG M7600 beat Dj no Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.