sábado, 25 de julho de 2009

O que é esse tal Google Wave?

Afinal, o que é esse tal de Google Wave?

Quem trabalha ou é apaixonado pela web, com certeza, no meio da semana, ficou surpreso com o anúncio do Google Wave, no evento Google I/O 2009.?
Não à toa. O produto, uma espécie de aplicação integrada de comunicação, usa todas as possibilidades da web 2.0, conforme um vídeo exibido pela empresa. Além disso, os engenheiros do Google capricharam tanto no núcleo e na interface do Wave, que ele tem potencial para revolucionar as aplicações de internet e ser considerado o maior lançamento da história da empresa.

Mas, afinal, por que esse Google Wave promete tanto?
A resposta é simples. O Google Wave, além de aplicação de e-mail, integra um mensageiro instantâneo, blog, ferramenta wiki, rede social e recursos de chat, compartilhamento de arquivos e fotos e uma inovadora ferramenta de colaboração - que permite que um grupo desenvolva, simultaneamente, um texto ou uma apresentação.
O Google Wave não é uma promessa apenas por integrar todas essas aplicações em uma única janela do navegador. Mas, também, pelos recursos que permitirão ao internauta traduzir conversas e corrigir textos em tempo-real. Além disso, o programa terá suporte ao recurso arraste-e-solte (o famoso drag-and-drop) e a instalação de extensões.

Como os caras do Google conseguiram desenvolver uma tecnologia desse tipo?
Os engenheiros desenvolvem o Google Wave com o Google Web Toolkit. Portanto, a aplicação roda com as tecnologias Ajax e Java, basicamente. Contudo, eles desenvolveram um protocolo, chamado de Google Wave Federation. Dentro deste, existe uma interface (API) para programadores construírem extensões para o serviço.

Por que o Google quer terceiros participando do projeto?

A ideia do Google é que o Wave, como o navegador Mozilla Firefox, seja rico em extensões e serviços integrados (mashups). Por conta disso, a empresa, provavelmente, deixará todo o código de desenvolvimento do Wave aberto. Com essa iniciativa, ela espera que o Wave ganhe milhares de gadgets e robôs, que permitam ao internauta acessar recursos de redes sociais, de mapas e jogos online e de alguns serviços da web diretamente da interface do Wave.

O Google Wave também se integrará aos outros serviços web?

Assim como é possível colocar vídeos do YouTube e textos do Blogger em outras páginas da web, os internautas poderão usar o Wave em outros serviços. Esse recurso, por enquanto, é chamado de Wave Embed. O pessoal do Google quer que ele substitua os atuais comentários estáticos por um sistema de discussão em tempo-real.

Quando o Google Wave será lançado?

Ainda em desenvolvimento, o serviço está restrito aos testes de alguns desenvolvedores. O internauta comum, portanto, terá de esperar um pouco mais para testar o Google Wave. Ainda não há uma data de lançamento, mas em breve o Google deve liberar um beta do serviço. Mas para ser um dos testadores do serviço, é necessário preencher

créditos à http://info.abril.com.br/noticias/internet/afinal-o-que-e-esse-tal-de-google-wave-31052009-3.shl?2

COMUNIDADE GOOGLE WAVE NO ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=42295801

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.