quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bateria! Vicios, é uma lenda? Dicas, soluções, tire a sua dúvida!

  Há como aumentar a autonomia de minha bateria?

A dica de hoje não será algo milagroso, e também não precisará de nenhuma modificação de hardware ou software no seu aparelho. Mas precisará que você reveja a forma como usa o celular.
A autonomia de bateria está estritamente ligada a como o usuário se utiliza de seu aparelho. Às vezes não percebemos que alguns de nossos hábitos com o celular podem acabar por diminuir a autonomia dele, e acabamos culpando o aparelho por algo que nós mesmos criamos.
A idéia hoje é mostrar como pode funcionar o usuário do celular para que sua bateria dure mais.
Primeira dica: Mantenha abertos os programas que você realmente utiliza e necessita que fiquem abertos. Feche os desnecessários. Por quê? Porque alguns programas além de utilizarem o processamento do aparelho, podem requisitar outras informações via rede de dados, via wi-fi, o que fará com que a bateria se acabe de forma mais rápida.
Outra dica é a de não ficar ligando e desligando o celular muitas vezes. Às vezes é melhor deixá-lo em stand by do que desligar e ligar. Isto porque o desligamento e a reinicialização do sistema consomem bateria.
Outra dica é a de regular o sensor de luz de seu aparelho para o nível mínimo. Nem preciso dizer que o brilho da tela também ajuda a consumir mais bateria, né?
Outras dicas mais curtas também podem ser seguidas, como evitar usar os falantes, mas preferir ouvir música pelo fone de ouvido; gerenciar melhor as conexões da dados para não ter Wi-Fi, Bluetooth e 3G funcionando ao mesmo tempo. E sempre evitar de ficar ligando e desligando a tela do celular sem que se use mesmo o aparelho.

Como funciona a bateria de meu aparelho?

Essa dica vai funcionar não só para os celulares como também para diversos aparelhos eletrônicos.
Depois de muitos anos de evolução tecnológica algumas dúvidas ainda assolam alguns usuários. Uma delas é sobre bateria. “Como carregar?”, “quando carregar?”, “como funciona?”, “e o efeito memória?” são questões que sempre surgem. Assim, vamos tentar respondê-las.
As baterias atuais, feitas de Íons de Lítio, não possuem aquele conhecido efeito memória que as baterias antigas tinham. O que corre com elas é outro fenômeno que podemos chamar de “esgotamento de ciclos de carga”. Elas possuem uma vida útil de carga, contada em ciclos. Assim, se o número de ciclos é ultrapassado ela pode até ficar funcionando, mas o seu funcionamento completo não é garantido.
É difícil definir quantos ciclos de carga uma bateria possui, mas é possível evitar gastá-los deixando o celular carregando o tempo necessário, por exemplo. Se antes carregar o celular quando a carga estivesse muito baixa servia para evitar o efeito memória (a bateria lembrava o último ponto de carga como o mais baixo), agora este mesmo procedimento serve para economizar estes ciclos.
Se um usuário acredita ter um gasto elevado de bateria, após algum tempo de uso, muito provavelmente carregou da forma não indicada, esgotando estes ciclos.
Assim, veja o manual do seu aparelho e siga à risca as dicas de recarga de bateria. Assim você conseguirá prolongar a vida dela, usufruindo ainda mais de seu Nokia.

Dicas para maximizar o uso da bateria:

Sair por aí desfilando de N95 8Gb ou um celular touch é ótimo, no entanto uma verdade deve ser dita. Quanto mais aplicativos e funções usadas, maior o preço pago pela bateria.
Com todos os aplicativos e facilidades tecnológicas deste mágico aparato, ficar na mão no meio do dia é um transtorno à décima potência. Por isso, aqui vão algumas dicas muito práticas para você economizar ao máximo sua bateria, sem deixar de aproveitar nada.
> Não tenha medo de recarregar seu celular toda a noite, se precisar. As novas baterias não viciam, seu tempo de vida é medido em ciclos de recarregamento. De 1000 a 3000. Portanto, se quiser, você pode até ficar mais de um dia sem recarregá-la (se usou pouco), mas não tenha medo de plugá-lo na tomada com a bateria na metade.
> Uma das funções que mais gasta bateria é a câmera. Não se esqueça, se vai dar um tempo entre uma foto, uma filmagem e outra, nem que seja 1 minuto, saia da câmera, retorne para a tela principal.
> Desligue as buscas por redes WLANs quando não estiver usando a internet. Um dia inteiro procurando redes inutilmente pode drenar a bateria.
> A mesma coisa serve para o Bluetooth e principalmente aplicativos que utilizam o acelerômetro. Se não for usar, feche-os.
> Compre um carregador de carro, principalmente se você dirige usando o GPS do N95, Nokia 5800 ou equipamentos similares. Assim você pode deixá-lo plugado enquanto estiver no trânsito, sem se preocupar que ele morra antes do fim do dia.

Informações retiradas no blog oficial da Nokia Sem Limites

Um comentário:

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.