segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Etiqueta móvel... que isso?

71A_20090824_etiqueta2

Quem nunca esqueceu o celular ligado durante uma reunião que atire a primeira pedra. Ou então, quem nunca teve que discutir pelo celular aquele problema de trabalho ou assunto particular urgente estando em um lugar público?
Nos Estados Unidos, a Intel encomendou uma pesquisa interessante sobre o tema “Etiqueta Móvel”. O estudo mostrou que as pessoas não sabem utilizar o celular em ambientes públicos e que nove em cada dez americanos se sente incomodado com os deslizes cometidos pelas outras pessoas. No Brasil, isso não é diferente. Vários consultores batem na mesma tecla dizendo que o celular tem sua hora e lugar para ser usado.
Por isso, fique atento para não cometer gafes do tipo deixar seu aparelho ligado durante uma sessão de cinema ou em uma apresentação teatral. Ninguém, merece, né!


Para você não fazer feio com o uso de seu celular, aí vão algumas dicas da antropóloga da Intel, Genevieve Bell, com algumas adequações minhas:

  1. Ninguém precisa ouvir sua conversa, então, não fale ALTO ao celular enquanto estiver em locais públicos como bancos, ônibus, restaurantes, igrejas, cinemas, ou até mesmo no banheiro da empresa.
  2. Use fones de ouvido, principalmente, quando for jogar, assistir vídeos, ouvir música, ou qualquer outra atividade na qual seu celular emita sons continuamente.
  3. Evite ficar olhando o que tem na tela do celular do vizinho, pega mal e é irritaaante!
  4. Não deixe ninguém na espera. Se você está para ser atendido por um caixa no supermercado ou pelo médico, por exemplo, interrompa o bate-papo imediatamente assim que for chamado, evitando que a pessoa que está do outro lado fique aguardando na linha.
  5. No trabalho, pegue leve nas mensagens de texto e acesso à internet. Isso pode acabar causando um enorme mal humor no seu chefe!
  6. Se digitar (uma mensagem), não dirija! Ou quer bater o carro?! Eu mesma tenho uma história para contar (vejam como eu também aprendo com os posts). Fui retornar a mensagem de um amigo enquanto dirigia, e de repente, perdi a direção do carro e “beijei” um poste. Muita sorte não ter sofrido nada nem machucado ninguém. Mas aprendi, enquanto dirijo, mantenho o celular bem longe do meu alcance.

Retirado do Claroblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.