Baidu já é dono de mais da metade do mercado de buscas da China: ultrapassagem ocorreu em junho, de acordo com a Net Applications
SÃO PAULO – Se o Google quer mesmo dominar o mundo, precisa antes passar por uma muralha chinesa conhecida como Baidu.
O maior portal da China, que agrega serviços de música e enciclopédia própria, ultrapassou o Google, em junho, no mercado de buscas, segundo pesquisa da NetApplications.
Baidu detém 51,52% do market share local, enquanto o Google, somando a versão chinesa com a global, é responsável por 43,96% de todas as buscas na China. E quase não sobra espaço para nenhum outro motor de busca.
O Yahoo!, terceiro colocado no setor da China, possui 1,64% do total. O quarto é o Bing, da Microsoft, que não chega a um 1% no índice de pesquisas online.
A NetApplications, que divulgou os dados agora, em agosto, atribui o índice a um crescimento rápido da internet entre os usuários nos últimos meses. A quantidade de chineses com acesso a web é tamanha que o Baidu é responsável por 9% de todas as buscas mundiais, de acordo com a Net Applications.
Outro fator que colabora para a ultrapassagem do Baidu sobre o Google é que o site chinês segue a política de filtros das autoridades nacionais. Todo material controverso, que suje a imagem ou conteste o governo atual da China, fica fora das pesquisas.
O Baidu também atua, em menor escala, no Japão, porém, com uma filtragem de conteúdo menos severa, visto que grande parte do conteúdo para japoneses é desviado da China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.