terça-feira, 29 de setembro de 2009

Home media, usando seu celular Nokia

O Home Media é um serviço que permite que os usuários dos Nokia Nseries utilizem seus arquivos de mídia em uma rede Wi-Fi, facilitando não só a vizualização de certos arquivos, como também a reprodução via streaming e o controle dos arquivos armazenados em outros locais que não o seu aparelho celular.

Com o Home Media o usuário de um aparelho Nseries conseguirá controlar o seu PC ou algum dispositivo com suporte UPnP/DLNA capaz de reproduzir mídia (como algumas televisões, home theaters ou vídeo games) diretamente de seu aparelho!

Para poder fazer uso do sistema, duas configurações básicas são necessárias: a do computador onde estão armazenados os arquivos e do Nseries que fará o controle deles.

No computador é necessário que o usuário instale o aplicativo Home Media Server, da Simple Center. Com ele será mais fácil catalogar os arquivos, bem como criar listas de reprodução, álbuns de fotografia e coleções de vídeo. O Backup de certos arquivos também é beneficiado através do programa.

Para instalar o programa, entre no site http://www.simplecenter.com/nokia e siga os passos de download e de instalação.

Já no seu aparelho Nseries, é só ir em Ferramentas > Conectividade e escolher o Home Media. Após a configuração do ponto de acesso Wi-Fi a ser utilizado, duas opções são possíveis: a de compartilhar arquivos e a de utilizar o telefone como controle remoto.

Para saber mais sobre o Home Media, inclusive a compatibilidade dos aparelhos que permitem a utilização dessa funcionalidade e as respostas às perguntas mais frequentes dos usuários, acesse o site do serviço.

Home Media no PC

Veja esta seção para aprender a usar o software Home Media Server da SimpleCenter em seu PC compatível para compartilhar e fazer streaming de sua mídia local com o Nokia Home Media.

Com o Home Media Server da SimpleCenter você pode facilmente catalogar arquivos de música, imagens e vídeos no seu PC compatível. Você pode criar suas próprias listas de reprodução, álbuns de fotografia e coleções de vídeos. Você também pode transferir arquivos de mídia compatíveis para seu telefone e fazer back-ups de arquivos do seu aparelho para o PC. Você pode usar seu telefone como controle remoto e mostrar ou reproduzir arquivos de mídia a partir de seu telefone ou PC em um reprodutor de mídia compatível com UPnP e com suporte de rede, como um PC, televisão ou sistema de som.

Instalar o software Home Media Server no seu PC

Para começar a gerenciar, sincronizar ou fazer back-up de seus arquivos de mídia na sua rede local, você precisa primeiro instalar e configurar o software Home Media Server no seu PC compatível.

Primeiro, baixe o software Home Media Server em www.simplecenter.com/nokia e siga as instruções de download. Após baixar o aplicativo, clique duas vezes no arquivo para iniciar a instalação.

Siga as instruções do assistente de instalação e selecione as opções necessárias para completar a instalação. Ao completar a instalação selecione Finalizar para executar o aplicativo Home Media Server.

Quando o aplicativo iniciar você receberá instruções sobre a configuração inicial. Você pode alterar estas configurações a qualquer momento clicando no botão de Configurações do aplicativo. Ao finalizar a configuração você está pronto para assistir mídia em streaming, sincronizar e transferir arquivos de mídia com facilidade.

Transferir arquivos de mídia entre seu PC e telefone

Você pode facilmente transferir arquivos de mídia entre seu telefone e o PC usando Home Media Server. O software Home Media Server deve estar instalado e rodando no seu PC. Após configurar o aplicativo, seu telefone pode interagir com seu PC usando uma conexão de rede sem fio.

Você também pode copiar arquivos do seu PC compatível para seu telefone usando uma conexão UPnP. Pressione o botão de Menu no seu telefone e selecione Galeria > Rede local.

Em seguida aparece a tela de Home Network, com uma lista de aparelhos. Seu PC compatível deve aparecer na lista. Selecione seu PC na lista e serão mostradas as pastas que contêm arquivos de mídia compartilhados no PC. Navegue pelos arquivos e selecione o arquivo que deseja copiar para seu aparelho. Em seguida, inicie a cópia selecionando Opções > Copiar para aparelho ou Copiar para cartão de memória (No Nokia N78, N80, N95 8GB e alguns outros aparelhos isto deve ser feito selecionando Home Media > Navegar > Reproduzir no aparelho).

Home Media no telefone

Você sabia que a partir de seu aparelho Nokia Nseries você pode visualizar, buscar, reproduzir em streaming e controlar arquivos de mídia armazenados em dispositivos da sua rede local?

Home Media faz uma conexão sem fio aos arquivos de mídia na sua rede local. Tudo que você precisa é um aparelho Nokia Nseries compatível e uma solução de rede sem fio. Nokia Home Media também suporta certos reprodutores de mídia e servidores UPnP/DLNA.

Para iniciar, primeiro configure o Home Media no seu telefone. A maneira mais fácil é com o assistente de configurações do seu aparelho. Pressione o botão de Menu no seu aparelho e selecione Tools > Conectividade > Home Media. O assistente de configuração o ajudará a configurar seu Home Media para reproduzir em streaming e compartilhar arquivos.

Configurar uma rede sem fio no seu telefone

Após instalar o Home Media Server da SimpleCenter no seu PC e configurar seu roteador wireless, você deve selecionar um ponto de acesso WLAN no seu telefone. Há diferentes maneiras de configurar um ponto de acesso no seu telefone.

Para facilmente configurar um ponto de acesso, pressione o botão Menu no seu aparelho e selecione Conectividade > Gerenciador de Conexões > Redes WLAN Disponíveis. Role até a rede WLAN desejada e selecione Opções > Definir Ponto de Acesso. Digite a chave WAP/WEP se necessário. Selecione Sim para confirmar o ponto de acesso. Você acaba de configurar a conexão de rede sem fio no seu telefone. Caso o ponto de acesso esteja escondido, veja o manual do seu aparelho para obter informações sobre como encontrar pontos de acesso escondidos.

Compartilhar arquivos de mídia no seu telefone

Após instalar o Home Media Server da SimpleCenter no seu PC, configurar seu roteador wireless e selecionar um ponto de acesso WLAN no seu telefone, você pode compartilhar conteúdos.

Você pode escolher que tipo de conteúdo deseja compartilhar com seu telefone - basta criar configurações para compartilhar mídia. Arquivos compartilhados estarão disponíveis para todos os aparelhos compatíveis com UPnP na sua rede local.

Para criar configurações pressione o botão de Menu no seu telefone e então selecione Ferramentas > Conectividade > Home Media > Compartilhar conteúdos. No menu que aparece, selecione os tipos de arquivos de mídia que deseja compartilhar, por exemplo, imagens e vídeo. Selecione esta opção para compartilhar todos os arquivos de imagens e vídeo armazenados no seu telefone quando estiver na área de alcance de um ponto de acesso a uma rede WLAN.

Após selecionar os tipos de arquivos de mídia que deseja compartilhar, selecione Voltar para retornar para o menu principal de Home Media. Saiba que o compartilhamento de conteúdos somente compartilha conteúdos atualmente armazenados no seu aparelho. Você controla a atualização dos arquivos compartilhados. O aparelho não compartilha automaticamente novos arquivos porque você talvez não deseje compartilhar todos os novos arquivos de mídia.

Usar o seu telefone como controle remoto

Com Home Media você pode utilizar seu aparelho Nokia Nseries compatível como um controle remoto versátil para controlar a reprodução e visualização de arquivos de mídia compartilhados na sua rede local. Por exemplo, você pode controlar a reprodução de seus arquivos de música MP3 no seu telefone via uma conexão UPnP sem fio.

Para reproduzir arquivos de música MP3, pressione o botão de Menu no seu telefone e selecione Galeria > Rede local. Na lista de aparelhos, selecione o PC ou aparelho ao qual deseja conectar. Navegue pelas pastas e selecione o arquivo MP3 que deseja reproduzir. Após a seleção do arquivo aparece uma lista de aparelhos. Selecione seu PC compatível na lista. O áudio será reproduzido no seu PC compatível. Você pode alterar o dispositivo de reprodução selecionando outro dispositivo na lista. (Se seu aparelho é um Nokia N78, Nokia N80, Nokia N95 8GB ou outro modelo, você pode alterar o dispositivo de reprodução a partir do menu do aplicativo Home media, em Navegar > Reproduzir no dispositivo).

Sincronização Local

A opção de Sincronização Local no aplicativo Home Media do Nokia N78 permite a transferência automática ou manual de arquivos entre seu Nokia N78 e outros dispositivos na sua rede local. Pode ser usado, por exemplo, para fazer backup de suas imagens, abrir espaço no seu aparelho Nokia ou copiar as músicas mais recentes do seu PC para seu aparelho Nokia.

Você pode sincronizar todos seus arquivos de mídia entre seu telefone e um PC compatível. Com o Home Media você pode facilmente definir regras para sincronização de conteúdos entre seu telefone e um PC. Listas de sincronização podem ser atualizadas dinamicamente ou personalizadas com itens selecionados individualmente.

Por exemplo, você pode sincronizar 1GB de arquivos de música recentemente adquiridos, os 15 últimos podcasts ainda não ouvidos ou as 200 imagens mais recentes de seus amigos ou familiares.

Você pode sincronizar arquivos iniciando a sincronização no seu telefone. Para iniciar a sincronização e selecionar as configurações necessárias no seu telefone, pressione o botão de Menu e selecione Tools > Conectividade > Home Media > Sincronização Local. Selecione Sincronizar agora para iniciar a sincronização ou use o menu para criar configurações personalizadas.

 

 

 

Compatibilidade e Download

Software no PC:
Software Home Media Server da SimpleCenter
Sistema operacional: Windows Vista / XP
Idioma: Inglês

Download

Software no Celular:

Os seguintes aparelhos são compatíveis com o aplicativo Home Media. Nokia Home Media foi otimizado e é recomendado para uso com aparelhos Nseries com capacidade WLAN.

Na maioria dos aparelhos Nseries, o aplicativo Home Media pode ser encontrado em Menu > Ferramentas > Connectividade > Home Media. Caso o aplicativo não esteja no caminho descrito, veja o manual do seu aparelho para maiores informações.

Home Sync está disponível somente no aparelho multimídia Nokia N78.

Aparelhos Nokia Nseries compatíveis:

Nokia N78
Nokia N78

Nokia N80
Nokia N80

Nokia N81 8GB
Nokia N81 8GB

Nokia N82
Nokia N82

Nokia N93
Nokia N93

Nokia N95
Nokia N95

Nokia N95 8GB
Nokia N95 8GB

Nokia N96
Nokia N96

 

MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.nokia.com.br/suporte-e-software/aprenda-como/home-media

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.