domingo, 8 de novembro de 2009

Oi e Tim são as operadoras com maior participação de prépago na base de celulares

A participação do prépago no total de celulares do Brasil vem crescendo gradativamente trimestre a trimestre. Ela passou de 81,1% no 3º trimestre de 2008 (3T08)para 82,2% no 3T09.

Oi e Tim são as principais responsáveis por este crescimento do prépago no Brasil. A participação do prépago na base de celulares da Tim cresceu de 80,6% no 3T08 para 84,1% no 3T09.

1

A Oi, que já tinha um percentual de prépago de cerca de 84%, cresceu em market share neste período com promoções agressivas para o segmento prépago no estado de São Paulo.

Oi e Tim ganharam participação de mercado no segmento prépago, mas ainda estão atrás de Vivo e Claro.

2

A Tim perdeu participação no póspago com seu market share caindo de 25,6% no 3T08 para 21,1% no 3T09.

 

3

A Oi cresceu no segmento póspago, mas 25% dos seus celulares póspagos (4% do total) são de planos controle. Neles estão incluídos tanto o “controle póspago”, quanto o “controle prépago”, lançado recentemente pela Oi. No plano “Oi Controle pré”, a conta mensal não é enviada para o cliente, ele autoriza o débito mensal do valor da franquia em seu cartão de crédito.

Possuir uma grande base de celulares prépagos não deve ser encarado como algo negativo para a operadora. Na Telcel, operadora líder em market share no México, 92% do total de celulares é de prépagos e a margem EBITDA da operadora foi de 55,4% no 3T09.

Uma grande base de prépago tem, no entanto, um impacto no churn da operadora. Enquanto Vivo e Claro apresentaram um churn médio mensal de cerca de 2,7% nos últimos 12 meses, esta valor foi de 3,4% para Oi e Tim. No 3T09 o churn mensal da Tim foi de 3,6% e o da Oi 3,8%. Note-se que o churn mensal da Telcel no México é de 3,0%.

 

Fonte: www.teleco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.