quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aprenda a rastrear o seu celular online no Google Earth

Esta implementação permite visualizar num PC, segundo a segundo, por onde está andando o celular, além de poder gerar um arquivo de dados pra análise posterior. Antes que alguém pergunte pra quê isso, vai algumas sugestões:
1) Estudo de logística de percurso. Pra quem trabalha com delivery, pode ver se está fazendo os melhores trajetos e cumprindo horários, economizando tempo e combustível.
2) Localizar pessoas. Instalando no celular dos filhos fica como uma ferramenta de vigilância.
3) Ser localizado. Pra quem vive a neura de poder ser sequestrado, taí uma arma de defesa.
4) Localizar o aparelho, em caso de perda ou roubo.
5) Orientar taxistas, equipes de reparo ou instalação a chegar num endereço.
Em qualquer caso é dar adeus à privacidade, mas pra quem não liga pra isso, vamos em frente. Afinal, como especialistas andam dizendo por aí: "Sua privacidade já é zero. Pare de sofrer com isso". http://veja.abril.com.br/120809/quan...do-p-078.shtml
Tudo começou por esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YwSmVkhZ4Bk&feature=fvsr
Porém o vídeo dá linhas gerais, sem links, e o GPSGate que encontrei não tem o plugin do Google Earth.
Aqui fala um pouco sobre o GSM Tracker: http://www.plusgsm.com.br/forums/showthread.php?t=46467
Vamos aos passos...
1) Cadastro no DynDNS:
Este serviço é necessário para quem não tem IP fixo da operadora de banda larga no computador. Ele permitirá que o celular sempre ache o seu computador para transmitir as coordenadas, mesmo que a operadora troque seu IP.
a) Entre no site http://www.dyndns.com/ cadastre uma conta e em seguida adicione um novo hostname.
b) Depois é necessário fazer com que o seu roteador atualize o seu novo IP lá no site dyndns toda vez que ele mudar. No meu caso, o meu roteador tem uma aba de configuração chamada DDNS, onde coloquei o site dyndns.org, o meu usuário e senha que cadastrei lá nesse site e o nome do hostname que adicionei lá.
c) Quem não usa roteador terá que instalar um programa no computador que fará essas atualizações. Não testei, mas tentem esse aqui: http://download.cnet.com/Dyndns-Clie...-10072163.html
A configuração deve ser semelhante.
2) Instalação do Aspicore GSM Tracker no celular:
Este é o programa do celular que ficará mandando as coordenadas GPS para o computador. Aumentará o consumo da internet e da bateria, pois o celular ficará constantemente conectado no GPS e na internet simultaneamente.

a) Para instalar esse GSM Tracker o celular precisa estar hackeado. Pra quem ainda não fez segue o procedimento: http://www.plusgsm.com.br/forums/sho...d.php?t=122555
b) Link pra baixar o GSM Tracker:
http://www.mobilesmania.com/forum/in...ach_id=284273&
c) Depois de instalado, execute o programa, clique em "Opções" - "Settings". Segue a configuração que adotei:
d) Na aba GPS defini para o GPS ligar assim que eu entrar no programa, e pra esperar no máximo 3 minutos pro sinal estabilizar.

e) Na aba Net configurei também pra conectar a internet assim que entrar o programa e cadastrei o dyndns, um número de porta qualquer (de preferência acima de 1000), e o protocolo UDP. No meu caso adotei o número de porta 1002.

f) O programa pode enviar coordenadas baseadas no tempo, na distância e na célula (torre) da operadora do celular. Na aba Trig1 optei apenas com base no tempo, de 5 em 5 segundos, mas cada um fique à vontade pra decidir. Esta configuração influenciará diretamente na quantidade de dados que serão enviados pela internet, e pode onerar ou baratear os custos pra quem não tem pacote ilimitado.

g) Pela aba Trig2 você pode também mandar a coordenada geográfica se o celular se movimentar ou se parar, dizendo também o tempo que ele vai esperar antes de mandar a informação. Interessante pra quem pega muito congestionamento, e quer evitar mandar posições repetidas sem necessidade, o que só faria gastar internet à toa.

h) Na aba Cell ele é configurado pra registrar a torre de celular à qual você tá conectado, e se vai ficar dando beep toda vez que mudar de torre. Bom pra quem quer saber com quantas torres sua operadora atende por onde você passa.


3) Liberação da porta no roteador (apenas para quem usa):
A porta que você cadastrou no GSM Tracker precisa ser reencaminhada no roteador. Ele precisa saber pra que computador vai mandar as informações que chegarem por aquela porta. No meu computador, o IP é 10.0.0.2. Você precisa saber qual é o IP do seu computador antes de fazer esse passo.

4) Instalação do Franson GPSGate no computador:
a) Baixe e instale o programa:
http://rapidshare.com/files/30144613...nPC-2.5PPC.rar
Esse foi o único download sem vírus que eu encontrei, depois de muita procura. Infelizmente esse não veio com o plugin pro Google Earth, e tive então que fazê-los funcionarem juntos de outra forma.
b) Após a instalação, um ícone "G" aparecerá na área de notificação da barra de tarefas do Windows. Clique nele com o botão esquerdo e selecione "Settings".
c) Na aba "Input" selecione "UDP Receiver" e clique no botão "Settings". Digite o número da porta que você cadastrou no GSM Tracker, selecione sua placa de rede e o IP do seu computador.
d) Na aba "Output" selecione "Virtual COM port / Garmin Emulation". Clique em "Add". Escolha um Virtual port COM que não esteja sendo usada pelo seu computador. Após isso a porta virtual vai aparecer no campo "Active output". Clique em cima dela que deverá aparecer a mensagem Running OK! se tiver dado certo.
5) Instalando o Google Earth no computador:
Baixe e instale o programa:
http://earth.google.com/intl/pt-BR/
6) Disparando o rastreamento:
Este processo aqui deverá ser repetido toda vez que você for iniciar um novo rastreamento.
a) Na barra de tarefas do computador, clique com o botão esquedo no ícone "G" do GPSGate e selecione "Settings".
.Na aba "Input" clique no botão "Open". Deverá surgir a mensagem "Running OK!" e "No data is coming in" com uma sinalização vermelha.
.Na aba "Output", dentro do campo "Active output", clique em "Virtual COMx / Garmin Emulator (Generic Device)" e veja se permanece a mensagem "Running OK!"
b) No computador, abra o Google Earth
.Clique no menu "Ferramentas", e depois na opção "GPS"
.Selecione a aba "Tempo real"
.Marque a opção "Garmin PVT"
.Defina o tamanho da trilha que você quer manter no mapa e o intervalo de pesquisa de novas coordenadas
.Marque a opção "Seguir o caminho automaticamente"
.Clique no botão "Início"
c) No celular, carregue o GSM Tracker.
.Selecione a sua conexão com a internet.
.Na tela principal, aguarde os flags GPS e NET ficarem verdes.
.Se o flag GPS demorar a ficar verde, procure uma área aberta ou mais próxima de janelas, clique em "Opções" - "GPS" - "Connect GPS"
.Se o flag NET demorar a ficar verde, clique em "Opções" - "Packet data" - "Connect internet"
.Somente quando os dois flags ficarem verdes é que haverá transferência de coordenadas para o computador
d) Volte para o GPSGate no computador
.Quando chegam dados de coordenadas, o status na aba "Input" muda para "GPS data with valid position" e a cor da sinalização fica verde, inclusive no ícone "G" da barra de tarefas.
e) Volte para o Google Earth
.Ele já deverá estar rastreando a posição do celular no mapa com um círculo azul chamado "Estimated position"
7) Arquivando o trajeto:
A configuração do passo (4) permite apenas o rastreamento on line. Para guardar o trajeto e poder abri-lo em outros momentos é necessário criar mais uma forma de saída dentro do GPSGate:
a) Clique na aba "Output" e selecione o tipo de saída "File Recorder / NMEA filter", clicando depois no botão "Add"
b) Escolha a pasta e o arquivo onde desejará gravar o arquivo de log do trajeto. Na janela "NMEA filter" apenas clique em "OK".
Agora, todo o trajeto do celular será mostrado on line no mapa e também gravado nesse arquivo. Para o Google Earth ler depois esse arquivo será necessária uma conversão de formato, pois o GPSGate usa .nmea enquanto o Earth lê .kml
c) No GPSGate, clique na aba "Output", selecione o arquivo de gravação no quadro "Active output" e clique em seguida no botão "Remove". Você não conseguirá usar o arquivo enquanto não fizer isso.
d) Baixe o GPSBabel: http://www.gpsbabel.org/download.html
e) Execute o GPSBabelGUI. Na área "Input" selecione o formato "NMEA 0183 sentences" e selecione o arquivo que você definiu no passo (b) acima. Na área "Output" selecione o formato "Google Earth (Keyhole) Markup Language (.kml)" e uma pasta e arquivo para receber as coordenadas convertidas. Depois clique no botão "Filter".
f) No Google Earth, selecione "Arquivo" - "Abrir" e selecione o arquivo convertido no passo anterior. Todo o trajeto gravado será mostrado no mapa.
8) Problemas enfrentados:
a) Nos testes em casa estava utilizando no celular a internet Wi-Fi do meu próprio roteador. Não entendi ainda o porquê, mas com ela os dados não chegam. Só quando uso a internet 2G é que funciona.
b) Às vezes meu sinal 2G cai e não consigo mais voltar. Mas isso já acontecia com outros aplicativos também. Deve ser congestionamento da TIM.
c) Tem hora que o GPS do GSM Tracker não encontra os satélites de jeito nenhum. Só quando entro no Nokia Maps e encontro os satélites lá é que volto pro Tracker e consigo conectar o GPS dele.
d) Uma vez os pacotes ficaram sem chegar, e depois foi que lembrei que o IP do meu computador tinha mudado. Tive então que entrar no roteador e refazer o encaminhamento de porta explicado no passo (3).
e) Apanhei pra conseguir fazer o Google Earth se comunicar com o GPSGate pela porta COM emulando o Garmin. Hoje estou usando a COM2 com excelente estabilidade.
f) Não consigo dar zoom no Google Earth para focalizar apenas um trecho do trajeto. Ele sempre afasta até caber o trajeto inteiro na tela.
g) Embora não tenha noção do consumo do pacote de dados, aconselho um pacote de internet ilimitada como o meu para quem vai usar bastante esse serviço, pra evitar sustos na fatura.

Fonte: plusgsm

10 comentários:

  1. Cara. Parabéns por esse post. Já quebrei muito a cabeça para conseguir fazer isso e não conseguia. Tu é cabeção. Valeu mesmo, cara. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! preciso saber se o programa precisa ser instalado antes do celular ser furtado. desde ja agradeço abraço.

    ResponderExcluir
  3. boa noite gostaria de saber se so funciona no windows mobile?

    ResponderExcluir
  4. Agora não adianta mais já perdi o meu !!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigo. Sera que vc podia dirar a minha duvida?
    Olha Sera que teria como eu fazer o rastreamento de um veiculo pelo celular ?

    ResponderExcluir
  6. pinto grandi q eu tenho

    ResponderExcluir
  7. Queria tirar uma duvida,fiquei sabendo de um site que rastrea celular,que ja vende celulares grampeados,ja ouvir fala muito dele,alguem sabe me falar se é bom? rastreamentodecelular.org

    ResponderExcluir
  8. Olá eu perdi o meu cel e gostaria de rastrea-lo existe outro método menos complicado....rs


    Obrigada NIcolly

    ResponderExcluir
  9. resposta que é bom nada...

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.