segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Parceiros de conteúdo... O que é isso? Porque meu saldo esta sumindo?

6C5_20091220_parceiros

Estava navegando na internet um dia desses, e vi um anúncio que dizia o seguinte: “Saiba em que ano você vai morrer”. Cliquei lá, e preenchi as informações (Nome, data de nascimento, se era fumanete…), após, pra eu receber a resposta tinha que inserir o número de celular pra receber via torpedo. Inseri meu número de celular, recebi uma senha, coloquei a senha nessa página de internet e acabei recebendo o resultado, mas percebi que meu saldo sumiu uns R$4,00. Há também propaganda na TV dizendo que ao mandar um Torpedo para o número 55555, poderia receber papéis de parede de cachorros, etc… e o pessoal acaba enviando.

Esses conteúdos, ao contrário do que muita gente pensa, não são fornecidos pelas operadoras, e sim por empresas parceiras para este tipo de serviço que são chamadas de Agregadores. No caso da Claro, todos os conteúdos da Claro estão, exclusivamente, no Claro Ideias. Vou explicar melhor essa diferença.
O nosso celular pode ser fonte de diversos conteúdos de informação e diversão. Podemos receber notícias, jogos, hits, papéis de parede, horóscopo, entre outros, para os vários perfis de clientes. Para isso, as operadoras contam com a ajuda de alguns parceiros de conteúdo para que o portfólio desses serviços seja cada vez mais variado. E como isso funciona?
Como em toda parceria, cada um tem a sua responsabilidade. O parceiro divulga e fornece os conteúdos existentes. A operadora permite o acesso aos conteúdos, realiza a cobrança do uso e mantém os sistemas disponíveis para o funcionamento/acesso ao serviço.
Os conteúdos de um parceiro podem ser adquiridos:

  • Pela WEB ou WAP (acesso a internet pelo celular) – você entra no site do parceiro, escolhe o conteúdo e baixa para o seu celular.
  • Por TORPEDO – você envia um Torpedo para o número do parceiro, recebe acesso ao menu de conteúdos, envia novamente um Torpedo solicitando o conteúdo desejado e, em seguida, o recebe em se celular.
Na hora de adquirir algum conteúdo, fique atento à descrição dos serviços e suas tarifas. A cobrança também pode variar de um parceiro para outro. Então, dependendo do conteúdo adquirido você pode pagar:
  • Um valor avulso para download – preço pago pela compra de um jogo ou uma música.
  • Uma assinatura diária para um canal de texto – preço pago para o recebimento de mensagens diárias de horóscopo, dicas de dietas, notícias de futebol, etc. Você irá pagar todo dia para receber as mensagens escolhidas.
  • Uma assinatura semanal para download de conteúdo – preço pago para baixar papéis de parede, hits, protetores de tela e afins. Essa assinatura é recorrente, ou seja, toda semana você será cobrado e recebera mais conteúdos para baixar no seu celular.

Assim como a contratação é feita pelo cliente ao enviar um Torpedo para o parceiro, o cancelamento também pode ser feito da mesma maneira. Basta enviar um Torpedo para o número do parceiro de conteúdo (este é o mesmo número que você usou na solicitação) com a palavra SAIR. Se você não encontrar qual é o número nos seus Torpedos enviados ou recebidos, entre em contato com o Atendimento da sua operadora para que te informem.
Usando um dos exemplos citados, seria necessário mandar a palavra SAIR para o número 55555, para o cancelamento do envio de papéis de parede ou das mensagens de texto. Lembrando que somente após enviar o comando SAIR é que você será descadastrado do serviço e não será mais cobrado pelo mesmo.
Agora você já sabe a diferença.

Fique de olho! Antes de confirmar algo, leia as letrinhas miúdas ou o regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.