segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nokia mudará smartphones para competir com iPhone e Android


A Nokia divulgou na sexta-feira (15/1) sua proposta para interface de usuário no Symbian^4, com o objetivo de desenvolver uma interface capaz de competir com a do iPhone e a do Android, do Google.

A proposta foi apresentada à Fundação Symbian e será agora submetida à avaliação, de acordo com nota publicada em blog oficial.

O Symbian^4 - que estreará em smartphones no começo de 2011, de acordo com o blog para desenvolvedores - terá uma nova interface com o usuário, afirma a Symbian Foundation.

As melhorias incluem uma redução das intervenções do usuário, um recurso de autossalvamento (para reduzir o uso do comando Save), uma aparência única para todas as aplicações e um novo layout, segundo a proposta da Nokia.

A interface vai oferecer quatro visualizações principais: contatos, música, fotos e aplicações. Os usuários serão capazes de criar atalhos na tela principal para acessar itens de conteúdo ou coleções, escreveu a Nokia.

Os menus baseados em contexto serão acessados por meio de um pressionar longo de tecla, o que vai oferecer acesso mais rápido a comandos comuns.

Precisa melhorar
O CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, admitiu abertamente que a interface de usuário do Symbian precisa melhorar e está convencido de que sua empresa e a comunidade Symbian estão prontos para a tarefa. No fim do ano que vem a interface não será mais problema, disse Kallasvuo em um evento interno da empresa, em dezembro.

Antes da chegada do Symbian^4, a Symbian Foundation vai lançar as versões 2 e 3, que também terão melhorias na interface.

O Symbian^2, que é a primeira versão aberta da plataforma Symbian, terá, por exemplo, uma tela principal personalizável.

Já o Symbian^3 vai usar toques simples em sua interface baseada em toque - não será mais preciso um toque para selecionar e outro para disparar a ação - e terá suporte a gestos multitoque, de acordo com o site para desenvolvedores.

Os smartphones baseados nas versões 2 e 3 serão lançados ao longo de 2010, de acordo com os planos divulgado pela Symbian Foundation.


6 comentários:

  1. bem que já podia ser o Symbian^2, dae já lançava e acabava com a espectativa =)

    ResponderExcluir
  2. tipo essas atualizações vão funcionar no N97?

    ResponderExcluir
  3. RK, acredito que não, será para novos modelos symbian

    ResponderExcluir
  4. E ai galera, tava lendo umas noticias em sites ingles sobre lançamento do novo symbian lá diz que o lançamento será em Barcelona nos dias 15 - 18 de fevereiro, e ele vira equipado com uma camera de 12mp e fará videos em 720p
    nao sei se pode postar links externos por isso nao estou colocando a fonte.
    e o nome do novo phone eh N8-00

    ResponderExcluir
  5. Oi RK, sim, você pode postar links externos :)

    ResponderExcluir
  6. então eles atualizaram,e o nome do celular nao é n8-00 será o N87.
    aqui o link da fonte: http://redpepper007.ucoz.com/publ/the_nokia_n87_12mp/1-1-0-101

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.