segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Os smartphones Android do mercado

android-rendered [ATENÇÃO: Matéria retirada do site Olhar Digital]

Comparamos as funções do HTC Magic, Samsung Galaxy e Motorola Dext

Os smartphones Android estão invadindo o mercado! Três deles já estão à venda no país. São os aparelhos que participarão deste laboratório - o HTC Magic, o Samsung Galaxy e o Motorola Dext. E a previsão é que logo cheguem às lojas pelo menos mais três modelos!
O sistema operacional do Google foi concebido pensando na nova geração de usuários sempre conectados, que além de consumidores das soluções Google, como buscas, Gmail, Agenda e Mapas, são bastante ativos em redes sociais. Portanto, é bom avisar logo de cara: para aproveitar os diferenciais desses dispositivos, é necessário um generoso plano de internet móvel.
Nascido na era pós-iPhone, os aparelhos Android possuem, em comum, várias características: tela touchscreen capacitiva (que funciona com os dedos ao invés de canetinha, 3G, wifi e GPS. Muito mais do que usar mapas, o GPS funciona em uma série de aplicativos “posicionadores” em redes sociais, como o Twitter, ou “localizadores”, como guias de restaurantes e cinemas. Também servem para registrar, nas próprias fotos feitas nos aparelhos, sua localização no globo.
Uma dúvida recorrente em todos os usuários de Android: como fazer para fechar programas? A resposta: não dá, pelo menos na versão 1.5, que habita os aparelhos do teste. Apertando o botão Home e segurando-o, visualiza-se os programas abertos, podendo alternar entre eles. Mas para fechar aplicativos, só com alguns programas de terceiros, disponíveis no Android Market. Isso tornou-se especialmente irritante ao constatar que os programas de Twitter ficavam eternamente abertos e “apitando” a cada novidade.
Ainda que tenham ferramentas semelhantes, os 3 Andróides deste laboratório são bastante diferentes entre si. Primeiro, no visual e em características físicas, como botões e teclados. Segundo, pela “customização” feita pelos fabricantes e operadoras no sistema operacional do Google. Vamos a eles...

HTC Magic

9319

O HTC Magic já resenhado no programa. Bonito, elegante e discreto, seu foco é a comunicação voltada às pessoas. O usuário organiza seus grupos de pessoas em perspectivas. Eles são linkados de diferentes formas. Além disso, cada contato tem seu histórico próprio de emails, SMS e ligações trocadas.

Os dados vão além dos dados básicos de endereço, telefone, email etc: lá tem também sua página do Facebook, seu álbum de fotos no Flickr, seu Twitter, e por aí vai. Aliás, ele vem com um Twitter nativo, um aplicativo chamado Peep.

Samsung Galaxy
O primeiro Android da Samsung é bem espartano: a fabricante optou em não criar customizações próprias. É o sistema operacional puro. Contudo, a TIM, que detém exclusividade de venda, criou alguns aplicativos e widgets, como o acesso ao Twitter da operadora. Mas nada além disso.
O acabamento é de plástico, que o deixa menos sofisticado, porém bastante leve. Além disso ele é fino e de longe pode parecer um celular comum. Ganha-se em design, mas o “excesso” de leveza pode prejudicar a empunhadura para algumas pessoas.

9318

O teclado virtual do Magic e do Galaxy é o mesmo. No começo estranha-se um pouco, mas apesar de ser estreito e com botões relativamente pequenos, a tela capacitiva “entende” qual tecla seu dedo tocou. Logo se pega o jeito. A acentuação é igual à do iPhone: basta segurar a letra por alguns segundos e escolher o acento desejado.
O navegador cumpre bem o seu papel. No canto inferior direito fica um pequeno ícone onde pode-se alternar entre as janelas que estejam abertas.
A “área de trabalho” é onde o usuário coloca seus atalhos e widgets, podendo personalizá-los como bem quiser: adicionando, removendo ou reposicionando. No Galaxy há 3 dessas áreas, que podem ser acessadas empurrando-as à direita e à esquerda. Isso o deixa em desvantagem em relação ao Magic e ao Dext, que possuem 5, permitindo que o usuário personalize-as com mais coisas. No topo está a barra das notificações, que pode ser puxada para cima e para baixo como uma cortina.
Num primeiro momento, os botões físicos podem confundir os “marinheiros de primeira viagem”. Em cima temos o botão de menu (a seta para cima) à esquerda e o botão de voltar à direita. Em baixo, os botões de atender ou desligar chamadas (que também liga e desliga o aparelho), que não tem as tradicionais cores verde e vermelha. Para piorar, o botão Home, que leva à tela incial, está espremido entre o voltar e o desligar. No meio, temos o direcional com o OK no centro. Nas laterais, há os botões de volume, a trava e a câmera de 5 megapixels. Em cima, a entrada para fones de ouvido padrão e o conector microUSB para sincronismo e carga.
Em todos os Androids é preciso segurar um pouco o botão da câmera para ativá-la, algo que às vezes faz a instantaneidade do momento ser perdida. Por outro lado, compartilhar as fotos e vídeos é moleza. Num único toque você pode enviar por email ou publicar nas suas redes favoritas.


Motorola Dext (com Motoblur)
O que é “Motoblur” ? Motoblur é uma ferramenta única criada pela Motorola, onde os usuários criam uma conta tão logo comecem a usar o aparelho. Nela, você registrará todas as suas contas de emails, serviços de fotos e redes sociais. Assim, você nunca mais precisará decorar dezenas de logins e senhas de todos esses serviços. Basta logar no Blur uma única vez.

9320

Como em todos os Androids, além de atalhos para aplicativos, pode-se criar também atalhos para pessoas. Como o Dext foca pesado nas redes sociais, sua área de trabalho é de 5 telas, onde poderão abrigar-se os widgets customizados. Entre eles, o das “novidades”, onde chegam recados e posts de suas redes sociais. O de “notícias”, você pode acompanhar seus sites e blogs favoritos. No de “mensagens” chegam os SMS, directs do Twitter e emails. E o de “status sociais”, suas últimas atualizações nas redes que participa. Nesse widget você também pode fazer posts rápidos nas suas redes.
Diferente da concorrência, o Dext traz um teclado físico deslizante, com botões grandes e macios, e um direcional à esquerda. O teclado físico mais o acabamento metálico deixam o aparelho espesso e pesado, mas isso ajuda na empunhadura.
Nas laterais, há uma chavinha de modo silencioso (laranja) bastante útil, os botões de volume, o conector microUSB para sincronismo e recarga, o liga/desliga e a câmera de 5 megapixels. Na frontal, apenas três: menu, home e voltar.
Os prinicipais pontos negativos: o led de stand-by, que irrita depois de um tempo, e a “mistureba” que ele faz nos contatos. Para achar alguém para quem você quer telefonar, será preciso rolar a tela ou procurar entre todos os contatos de todas as redes sociais cadastradas. Pode ser que você só precise telefonar para sua família, mas lá na lista também estará o Fake Steve Jobs que você segue no Twitter...
No Gmail, um problema parecido costuma acontecer nos Androids: ele joga nos seus contatos todo mundo a quem você já mandou email na vida. Felizmente, nos serviços Google, você pode escolher quais serviços online quer sincronizar.
Os três aparelhos trazem o Android Market, a loja de aplicativos do sistema do Google. Navegar entre os programas e categorias é fácil e rápido. Diferente da loja do iPhone, antes do download o sistema avisa que recursos do sistema aquele programa usa, como voz, lista de contatos, GPS e internet. Também é fácil entrar em contato com o desenvolvedor. Logo após o download de um aplicativo, ele vai para a barra superior de notificações, acusando sua instalação bem ou mal sucedida.

Nossa escolha
O acabamento liso e brilhante do Galaxy e do Magic, que confere beleza, também obrigará o usuário a conviver eternamente com marcas de dedos. No Dext isso só acontece na tela, pois a tampa traseira é fosca.
A tela capacitiva dos três aparelhos é idêntica, bem como a rolagem macia dos menus e das páginas do navegador. Alternar entre várias janelas é fácil.
O excesso de botões físicos na frontal do Galaxy, sem distinção com cores, para piorar, o torna confuso.
A customização Sense que a HTC fez no Magic é caprichadíssima, considerada uma das melhores entre os Andróides atualmente vendidos no mundo. É perfeita para quem considera seus amigos muito mais que meros “contatos”. Contudo, pelo ótimo mix de ferramentas do Dext, destacando o teclado físico e o Blur, nós o elegemos como a escolha desse laboratório.

[Fonte: Olhar Digital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.