domingo, 10 de janeiro de 2010

Quebrando mitos e dicas para maior durabilidade

TÓPICO RELACIONADO:

- Bateria! Vicíos, é uma lenda? Dicas, soluções, tire a sua dúvida!

 

Bateria-tratada

Todos nós já escutamos que a bateria “dura” mais caso seja carregada apenas quando estiver completamente zerada, certo? Essa afirmação é herança do tempo das baterias de níquel cádmio, comum nos terminais mais antigos. Os dispositivos atuais, feitos com níquel-metal-hidreto ou íons de lítio, estão livres desse problema.
A tecnologia das baterias mais novas (4 anos) é baseada em íon de lítio, isso vale para notebook, telefone celular, pda, iPod e a grande maioria dos gadgets. Os mitos que foram criados ao longo dos anos geralmente se referem a baterias que era feitas de outros materiais como níquel-cádmio e estas sim tinham vários problemas.
Preciso dar carga de 24 horas em uma bateria nova?
Não. Baterias antigas, feitas de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH) precisavam sim. As atuais, de íons de lítio (Li-Ion) já podem ser usadas normalmente desde a compra.
Preciso esperar descarregar completamente para dar uma nova carga?
Não. Novamente este é um mito que só vale para as baterias antigas que não eram de lítio e sofriam do chamado efeito memória. Nelas se você carregasse uma bateria que ainda tinha 20% de carga esta bateria passaria a ter apenas 80%. Isso acontece porque, as cargas das baterias feitas com o composto níquel-cádmio não se misturam. Por isso, se ela não estiver totalmente sem energia, o carregador identificará que a carga total necessária é menor do que realmente precisaria para completá-la.
Para ficar mais claro, imagine um aquário com capacidade total para 10 litros de água. Quando ele estiver com oito litros, encha-o com os outros dois. Analogicamente, se essa situação fosse para uma bateria de tecnologia antiga, o carregador “entenderia” que a carga total seriam os dois litros e passaria a completar para sempre com essa quantidade, deixando de lado os outros oito possíveis. Isso é o chamado efeito memória. A bateria fica viciada em um determinado patamar e, mesmo que esteja zerada, não consegue enviar uma carga completa.
Se eu usar meu notebook sem bateria ela irá ter uma vida útil maior?
Pelo contrário. Se você deixar sua bateria guardada por mais duas semanas ela começará a ter usa capacidade diminuída. Segundo o site da Apple as baterias de íon de lítio precisam ser usadas para ter o máximo de performance. Se você não usa o seu equipamento freqüentemente, tenha certeza de completar ao menos um ciclo de carga por mês“.
É perigoso deixar o celular carregando um dia todo?
Não. Os carregadores possuem sistemas de proteção que cortam a corrente quando a carga está completa, protegendo o aparelho.
As baterias de lítio não perdem carga com o passar do tempo?
Apesar de as baterias de lítio não sofrerem do chamado efeito memória elas vão sim perdendo um pouco da sua capacidade com o passar dos anos, porém isto é bem gradual e não depende da forma como você carrega sua bateria. Um dos fatores que podem prejudicar o desempenho da sua bateria é a da mesma a altas temperaturas.

 

COMPRE BATERIAS COM OS MELHORES PREÇOS!


Como sei que bateria meu celular usa?
Basta abrir seu telefone e olhar a bateria. Deve haver uma etiqueta que informa a sua composição e voltagem, além de outras informações como país de origem e modelo.
Posso recarregar meu celular constantemente?
Sim. Atualmente, não é mais preciso esperar acabar toda a carga para ligar o aparelho em alguma fonte de energia.
Que recursos gastam mais a bateria?
Sem dúvida, jogar e ouvir música no aparelho. Essas atividades consomem muito mais energia do que falar. Celulares com visores altamente coloridos (262 mil cores ou mais) também esgotam-se mais rapidamente.
É seguro usar carregadores "genéricos"?
Não. Segundo os fabricantes, muitos carregadores vendidos em camelôs ou nos faróis, por exemplo, não possuem mecanismos de segurança para controlar a faixa de voltagem adequada para cada tipo de bateria, podendo causar sobreaquecimento ou danificando-a.
Existem carregadores mais rápidos do que os normais? Eles são seguros?
Sim. As fabricantes vendem carregadores capazes de enviar mais energia em menos tempo para uma bateria, mas eles custam mais caro devido a essa tecnologia. Celulares de ponta vêm com esse tipo de acessório.
É verdade que baterias explodem?
A explosão em si acontece quando as substâncias químicas dentro da bateria entram em contato com o ar depois que o curto derreteu o exterior do equipamento. A chance de acontecer uma explosão é maior no caso de baterias falsas. Muitas delas são construídas até mesmo com pilhas comuns coladas entre si. Essas pilhas não são feitas para serem recarregadas e apresentam sério risco caso isso seja tentado.
Como sei se minha bateria está funcionando direito?
Se você desconfia que a energia do aparelho dura menos do que deveria, leve-o a uma assistência técnica autorizada do fabricante e pela para testar a bateria em aparelhos especializados.
Posso jogar minha bateria no lixo depois que ela acabar?
Não. Mesmo as baterias atuais contaminam o ambiente com seus elementos químicos. Leve sua bateria usada para um posto de venda de qualquer fabricante ou operadora celular, onde ela será encaminhada para armazenamento seguro. Essas baterias não são recicláveis nem se degradam na natureza.
* Dicas para a bateria do seu celular durar mais:
Precisa ficar ligado?
Digamos que você não pretende atender ao telefone enquanto estiver dormindo ou no trabalho, por exemplo. Ou então que você está em uma área sem sinal ou com sinal muito fraco.

Primeira dica: desligue o telefone. Esta é a maneira mais eficiente de fazer a bateria durar mais. Se você não pretende atender, então desligue. No caso dos smartfones, ative o modo off-line se quiser usar alguma função do aparelho.


Se o sinal está fraco, o aparelho tende a buscar continuamente pelo serviço, o que consome muita bateria. Claro que o telefone não precisa passar mais tempo desligado do que ligado, mas vale a pena considerar a necessidade de mantê-lo ativo.
No bolso:
Se você passa muito tempo com o celular no bolso e percebe que a bateria descarregou rapidamente, pode significar que o calor do seu corpo está consumindo a bateria. O calor acelera processos químicos dentro da bateria, fazendo com que ela descarregue rapidamente.

Segunda dica: mantenha o aparelho longe do calor. O calor excessivo não somente diminui a capacidade da bateria como pode prejudicar os componentes de qualquer aparelho eletrônico. Atente para as cargas: se o aparelho esquentar demais, pode ser que seu carregador não está funcionando corretamente.


Funções-estardalhaço:
Funções como vibrar, luz de fundo e volume do toque consomem bateria. Portanto, analise a necessidade de uso de cada uma dessas funções. Se você não precisa que o telefone vibre, desative essa função, uma vez que ela consome muita bateria.

Terceira dica: use funções específicas somente o necessário. Ao usar somente o toque, ajuste o volume necessário. Quanto mais alto o volume, mais energia é consumida.


Quanto à luz de fundo, configure-a para ser ativada durante um curto período de tempo, o suficiente para você conseguir enxergar o que deseja. Isso serve para qualquer função específica, como câmera, conexão com a internet, etc.
Se você precisa de bateria, mas não está com o carregador, evite utilizar funções desnecessárias. Isso inclui flash e Bluetooth.
Bluetooth, WI-FI e GPS:
Além de consumir muita bateria, o recurso Bluetooth pode transmitir vírus e conteúdos indesejados. Logo, mantenha-o desligado caso você não precise.

Quarta dica: mantenha Bluetooth, WiFi e GPS desligados caso você não precise. Estes recursos consomem muita bateria.


Tenha em mente que é possível adquirir um aparelho repleto de recursos e mesmo assim aproveitar tudo sem prejudicar a bateria. É uma questão de saber quando é necessário ativar uma função específica.
Prolongando a vida útil da bateria:
Essas dicas servem não somente para aumentar o tempo de uso de uma bateria entre uma carga e outra, mas também para aumentar a vida útil dela.

Quinta dica: baterias de níquel devem ser carregadas durante cerca de 16 horas na primeira carga e passar por quatro ciclos de descarga total / recarga.
Sexta dica: mantenha o aparelho longe de metais e umidade.
Sétima dica: limpe os contatos da bateria e do aparelho. Com o tempo, eles podem acumular sujeira. Use cotonete e álcool isopropílico para limpar esses contatos.

 

TÓPICO RELACIONADO:

- Bateria! Vicíos, é uma lenda? Dicas, soluções, tire a sua dúvida!

Um comentário:

  1. Anônimo30/8/10

    Gostei muito das dicas. Me tiraram várias dúvidas!!
    Obrigado

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.