sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mudar o idioma de teclados QWERTY é uma boa?

Provavelmente esse deve ser o último post de 2009, e como Papai Noel deve ter dado muitos celulares com teclado QWERTY nesse Natal, resolvi falar sobre o problema da atualização de firmware nesses aparelhos. Particularmente sobre a mudança de idioma.

qwerty-500x300

A mudança de idioma nos celulares com teclado numérico ou totalmente touch através da troca do product code é um processo indolor e que em todos os casos resolve o problema de pessoas que compraram seus aparelhos no exterior e querem usar seus celulares em Português do Brasil.

No caso dos teclados QWERTY, os teclados com todas as letras, o problema é bem mais complicado, já que o idioma do celular acaba ficando atrelado ao layout do aparelho.

Os teclados QWERTY (ou seja, onde a primeira linha de teclas começa com essa sequência de letras) são o mais comuns. Existem também teclados QWERTZ, AZERTY, DVORAK, dentre outros. O que interessa é que, mesmo que o teclado seja QWERTY, existem centenas de variações de teclados e cada país tem a sua variação. Até aparelhos comprados em Portugal têm layout de teclado diferente do nosso do Brasil.

Por causa disso, mudar o product code de um celular comprado em Dubai, por exemplo, para o português do Brasil, bagunça todo o layout do teclado do aparelho, tornando a digitação um sofrimento. Com isso, uma atividade que deveria ser muito mais fácil com um teclado completo, acaba sendo muito mais complicada.

Ainda não conheço nenhuma forma de trocar o idioma do celular sem tocar o layout do teclado, por isso, a dica que eu deixo é a seguinte: Se você comprou um celular com teclado QWERTY (N97, N97 mini, E90, E75, E72, E71, E70, E63, E62, E61 e E61i) fora do Brasil, não mude o idioma dele. Se você está querendo comprar um celular QWERTY fora do Brasil, pense duas vezes. Se você não sabe o idioma do celular, não compre. É melhor usar o celular no idioma de origem, pelo menos por enquanto.

[Retirado do site www.zeletron.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.