domingo, 14 de fevereiro de 2010

Que horas são? Seu celular fala para você!

2080661177

Ao menos, os  celulares Nokia N97 e Nokia 5800 falam as horas para você! Acredito que outros celulares Symbian S60 tem isso, para mais informações, pesquise no manual do usuário do seu telefone.

Como funciona?


Primeiramente você tem que conhecer o “comando de voz” do seu celular.

Uma ferramenta que muitos desconhecem mas muito útil, o comando de voz utiliza a sua voz para localizar contatos na agenda e abrir aplicativos através de uma tecla no celular. O seu Nokia traz essa função de comando de voz. Com o sintetizador de voz ativado e através da sua voz, a ferramenta de comando de voz irá localizar esses atalhos para executá-los, seja dos seus contatos para realizar chamadas ou para abrir um aplicativo.

Nota:
Somente ative o comando de voz quando não houver ruidos extras perto do celular para não prejudicar a busca feita pela ferramenta. Caso a ferramenta não localize o comando que você mencionou, o sintetizador lhe avisará que nenhuma correpondência foi encontrada ou dará sugestões.


E como fazer o celular falar as horas?
Pro Nokia N97, 5530, 5800, para usar o recurso, você tem que precionar a tecla “verde” (chamar) por 3 segundos e falar “Que horas são?”

scr000017
De inicio o celular poderá não reconhecer bem sua voz e dar opções como mostra a imagem abaixo:

scr000018 Basta então você escolher a pergunta, só que no Nokia, o celular pode falar baixinho, para aumentar basta então ir no menu e localizar o comando de voz. Nos celulares Nokia S60 9.4 (N97, 5800, 5530…), esta opção está em Configurações > Telefone > comando de voz e em opções > configurações.

 

Observações:
No menu de configurações do comando de voz, você pode adicionar mais aplicativos e até editar as pronuncias pro seu celular reconhecer sua voz. O comando de voz funciona também para chamar algum contato, abrir aplicativos, etc…

3 comentários:

  1. Franci19/2/10

    ótima dica!! DEssa eu não sabia!

    ResponderExcluir
  2. Boa essa dica, tb num sabia,
    testado no 5530 ok,
    só aquela voz que é horrivel =P

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/3/10

    No N97 mini funcionou! AUHUahhUA

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.