segunda-feira, 8 de março de 2010

O futuro da transmissão de arquivos pode ser apenas por contato

É tanta novidade no mundo móvel que é difícil acompanhar tudo. Principalmente os estudos de novas tecnologias e possibilidades. Hoje nos deparamos com um vídeo produzido pela equipe do centro de pesquisas da Nokia como conceito de uma tecnologia que estão criando. É uma nova forma de conexão sem cabos, apenas por contato.
Seria algo diferente do Wi-Fi e do Bluetooth. Bastaria aproximar o celular de um dispositivo e pronto: a conexão está estabelecida. Os técnicos da Nokia não deram muitos detalhes, mas a velocidade de transferência seria considerada alta, acima dos padrões atuais. No vídeo isso é bem demonstrado . Um álbum inteiro de música é transferido para o celular em apenas 10 segundos.
Imaginemos como isso poderia ser usado. Uma loja pode vender arquivos digitais durante um evento e você  só aproxima o celular e “recebe” a compra. Ou assistir arquivos de vídeo armazenados no celular apenas aproximando-o da TV.

Em tese, seria preciso ou um novo dispositivo para fazer essa conexão, ou um aparelho que já tivesse essa tecnologia embutida. Ainda não sabemos se vai emplacar, pois vem aí conexões rápidas como a USB 3.0 e o Bluetooth 3.0, além das redes Wi-Fi N já existentes.  Essa tecnologia também não é exatamente nova, a Sony já tinha lançado algo parecido no mercado com a tecnologia TransferJet.
Mas é interessante ver como as pesquisas estão correndo atrás de novas possibilidades. E nós  estamos indo atrás de inovação, tentando entender o futuro.

 

[Fonte: Claroblog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.