terça-feira, 28 de setembro de 2010

App para #Android usa câmera para medir qualidade do ar

image

Um novo aplicativo para Android foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, para medir a qualidade do ar por meio de um smartphone. O app, batizado de Visibility, usa a câmera do telefone para captar fotos do céu e inferir dados atmosféricos.

O aplicativo - ainda experimental - desenvolvido na Escola de Engenharia Viterbi da universidade, mede os níveis de aerosóis na atmosfera. Com o Visibility instalado, o usuário tira uma foto e seleciona a área exclusivamente composta por "pixels de céu". A imagem é então enviada para um servidor, juntamente com os dados de GPS, bússola, hora e data e acelerômetro.

Os dados são analisados e comparados com os números sugeridos para o local e data por um algoritmo. Se o céu não está tão claro como o modelo diz que deveria estar, ele interpreta esse fato como poluição, explica o site Gizmag. O computador envia para o usuário um relatório sobre a qualidade do ar e mantém também uma cópia no banco de dados.

Em maio, o site Planet Green já apontava para uma tendência da utilização de smartphones para análises atmosféricas com um chip sensor feito de silício, que pode identificar componentes perigosos no ar, emitindo alertas pela rede de telefonia.

O aplicativo está disponível gratuitamente para donwload no site da USC ou diretamente pelo Android Market, por enquanto apenas para versão 2.1 do OS. Uma versão do Visibility para iPhone também está em desenvolvimento.

[Fonte: Terra]

image

 

CONFIRA OS CELULARES COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID DA GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.