terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sistema usa smartphone para ensinar usuário a malhar

Colete envia dados sobre movimentos das pessoas para o celular ou computador
alt
Estou na posição correta? Devo levantar mais o braço? Estou trabalhando o músculo certo? Dúvidas como essas são comuns para quem está se exercitando na academia, mas afetam principalmente aqueles que se aventuram a fazer ginástica em casa. Para ajudar os “puxadores de peso” nessa tarefa, pesquisadores da Alemanha criaram um sistema tecnológico que reconhece os movimentos do usuário e avisa se o exercício está correto. O aparelho, que se chama Fitness Assistant (assistente de ginástica, em inglês), inclui um colete com sensores que coletam informações sobre os movimentos do usuário e as transmitem para um computador, smartphone ou televisor. A respiração da pessoa também é monitorada.
Um aplicativo no celular analisa as informações e faz um relatório sobre o desempenho do usuário no treino e dá dicas de como melhorar.
O sistema pode ser programado por um professor de educação física para que o aluno faça as séries de exercícios em casa. Um personagem virtual mostra quais são os movimentos necessários para o aluno.
De acordo com os pesquisadores do Instituto Fraunhofer, responsáveis pelo projeto, o objetivo é motivar as pessoas a se exercitarem mais, especialmente as mais velhas ou as que estão se recuperando de alguma doença ou cirurgia.
Fonte: Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.