domingo, 27 de março de 2011

Tecnologia Smartphones 3D são a nova aposta em experiências tecnológicas

image

Levar ao consumidor novas experiências parece ter se tornado tão importante quanto simplesmente vender produtos - ou uma boa desculpa para isso. A tecnologia 3D tem sido uma das mais exploradas pelas companhias que não param de lançar novos gadgets com promessas sempre inovadoras.

Em janeiro deste ano foi anunciado o primeiro smartphone com tecnologia 3D que dispensa o uso de óculos, acessório ainda indispensável para a visualização em três dimensões na maioria dos produtos. O LG Optimus foi mostrado ao público durante o Mobile World Congress, que ocorreu no início de 2011 em Barcelona. Não demorou muito para o mundo corporativo responder com um concorrente a altura: o HTC EVO 3D anunciado nesta semana em Orlando, nos Estados Unidos.

A ideia da HTC, de acordo com comunicado à imprensa, é "levar a experiência multimídia móvel a um novo nível". O aparelho tem a capacidade de capturar e visualizar imagens em 2D e 3D, e permite o compartilhamento a uma velocidade de 4G. Além disso, uma das principais características do novo gadget - a exemplo do modelo da LG - é oferecer ao consumidor a experiência em 3D livre de óculos.

O aparelho roda Android 2.3 (Gingerbread), a mais recente do sistema operacional do Google para smartphones, pesa 170 g e conta com tela touch screen de 4.3 polegadas. Entre as características técnicas do novo smartphone da HTC, estão processador Qualcomm Snapdragon dual-core de 1,2 GHz e 1 GB de RAM, GPS, DLNA, câmera dupla de 5 megapixels capaz de tirar fotos e gravar vídeos em 3D, câmera frontal de 1,3 MP, Bluetooth 3.0, Wi-Fi, 4 GB de memória interna e uma bateria de 1730 mAh.

Mas uma característica que assemelha os dois rivais é a facilidade com que os vídeos podem ser compartilhados. Com o HTC EVO 3D é possível postar imagens de alta qualidade no YouTube e Facebook ou compartlhar momentos em tempo real na internet através do Qik, ferramenta que permite o streaming ao vivo de vídeos capturados pela câmera do celular. Com um cabo HDMI (vendido separadamente) o usuário pode ver assistir a conteúdos em 3D em uma televisão compatível com essa tecnologia.

Outra novidade que a companhia traz é o fato de o HTC EVO 3D ser o primeiro aparelho 3D pré-carregado com Blockbuster On Demand, um aplicativo que dá acesso a um grande catálogo de filmes, incluindo títulos 3D. Os clientes podem comprar ou alugar digitalmente e fazer o download diretamente para seu smartphone. Pra quem gosta das salas de cinema, assistir a filmes em uma tela de 4.3 polegadas pode não parecer muito promissor, mas não deixa de ser uma evolução em se tratando de telefones.

O lançamento segue a tendência atual de uma gama de novos aparelhos, televisões principalmente, que oferecem uma experiência em 3D sem o uso de óculos, sejam os modelos ativos, com obturadores, ou passivos, utilizados nos cinemas. O desconforto é uma das principais reclamações em relação ao acessório, que começa a apresentar sinais de estar sendo deixado de lado. A previsão, segundo o site da empresa, é de que o HTC EVO 3D - uma parceria com a operadora Sprint - esteja disponível para compra em meados de julho, durante o verão no Hemisfério Norte. Até lá, é possível que outros modelos estejam surgindo.

[fonte: Terra tecnologia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.