quinta-feira, 31 de março de 2011

Verdade ou mito: Deixar o celular perto do computador pode danificar o aparelho?

Você já deve ter passado por isso: ao receber uma ligação ou mensagem em um celular, percebeu alguns ruídos estranhos em uma caixa de som próxima. Também não é incomum um monitor ter a imagem distorcida com a proximidade de um celular.

Porque isso acontece?

Os celulares emitem ondas eletromagnéticas durante o funcionamento. Essas ondas influenciam e são influenciadas por campos de forma da mesma natureza. Isso significa que qualquer aparelho que também faça uso de ondas eletromagnéticas pode causar interferências.

Monitores mais antigos do tipo CRT (tubo), também utilizam ondas eletromagnéticas para gerar as imagens. É por isso que algumas vezes, quando um celular está por perto, as imagens são afetadas. A boa notícia é que monitores de LCD ou de Plasma não utilizam esses pulsos, portanto estão livres desse problema.

Mas até que ponto isso pode danificar os aparelhos?

image

Pequenas exposições não prejudicam os aparelhos, mas se o período de exposição for longo e se estiverem muito próximos, isso pode causar sim a magnetização do monitor de tubo. Contudo, alguns monitores já vêm com a função de desmagnetização, enquanto outros necessitam de uma assistência técnica especializada para que o problema seja solucionado.

Já o celular não deve apresentar problemas, pois estes dispositivos possuem uma blindagem para interferências eletromagnéticas, assim como os HDs – então fique tranquilo, seus dados não serão danificados.

Deixar o celular próximo ao computador pode descarregá-lo mais rápido?

image

Este é outro mito sobre os celulares. A resposta é não, a proximidade com estes dispositivos eletrônicos não gera alterações no consumo de energia do aparelho. A bateria do celular é independente de qualquer sistema externo, e não transmite ou recebe sinais eletromagnéticos. Portanto, a descarga se dá pelo modo natural, ou seja, pelo consumo de energia e não por estar próximo de outros aparelhos.

 

[Fonte: LG blog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.