terça-feira, 28 de julho de 2009

Atualizando seu Nokia com o Nokia Device software update

icone Nokia Software Updater, O que é isso ?
Para resumir, o NSU é um programa da própria Nokia que é disponibilizado para os usuários de forma a que os mesmos possam proceder com a atualização de software (firmware) em seus aparelhos quando do lançamento de novas atualizações.
NSU - Instalação
O NSU é disponibilizado diretamente para download pela própria Nokia. Para baixar o programa vá nesta página aqui, escolha o idioma de sua preferência e faça o download.
OBS.: Aqui em casa uso todo meu Windows em inglês, logo as telas apresentadas neste tutorial também estarão nesse idioma. Porém, não haverá diferença pois a posição de todos os botões indicados é exatamente a mesma. Sigam as setas em vermelho indicadas nas telas que não tem erro. O Nokia device update é em português-br.
No meu caso (em que eu já possuia uma versão prévia do NSU instalado em meu computador), apareceu a tela a seguir para proceder com a atualização do programa, devido a eu estar com uma versão antiga já instalada. Caso você esteja instalando o NSU pela primeira vez, ignore a tela a seguir e passe para a próxima.


Se você está instalando o NSU pela primeira vez, a tela que aparecerá primeiramente será a tela a seguir. Neste ponto basta seguir e clicar no botão indicado:


Nesta a seguir, basta selecionar "eu aceito" e clicar na seta como indicado:


Esta imagem foi redimensionada, para ve-la no tamanho original clique nesta barra. Tamanho original: 720x489.


Na próxima tela, basta clicar no botão indicado para finalizar a instalação e começar a usar o programa.

 


NSU - Atualizando o software do aparelho
Na tela a seguir, começa a brincadeira, e logo de cara já vem um aviso para realizar um backup dos dados do seu aparelho pelo bom e velho PC Suite. (Acredito que a esta altura do campeonato você já tenha feito isto, certo? Se ainda não o fez, cancele o processo nesta parte e FAÇA um backup). Para prosseguir, clique em no botão como indicado.

 


Na tela a seguir, são mostrados os costumeiros avisos para garantir que você esteja com o SIM card inserido no aparelho e com o perfil "Geral" setado. Além disso, garanta que a bateria do aparelho esteja completamente carregada.
Se o aparelho estiver com algum tipo de senha ou criptografia configurada para ele próprio ou para cartão de memória, retire a(s) mesma(s). Quando todos esses pré-requisitos estiverem ok, plugue o seu aparelho no cabo USB e clique no botão conforme indicado.

 


Na próxima tela é feito o reconhecimento do aparelho e instalação (conforme o caso, veja a observação abaixo) dos drivers USB apropriados para a atualização.
OBS.: Se por acaso, o Windows abrir uma janela solicitando a instalação de drivers, aponte o local de origem para a pasta C:\Arquivos de Programa\Nokia\Flashing Cable Driver ou para C:\Arquivos de Programa\Nokia\Connectivity Cable Driver, pois são nessas pastas que ficam localizados os drivers.


Na tela a seguir, você terá que confirmar que retirou todas as senhas e criptografia do aparelho e que entende e aceita que todos os dados existentes na memória interna do aparelho serão apagados. Após ter entendido e concordado, marque a checkbox conforme indicado.
OBS.: Nem todo o aparelho apresentará esta tela, pois os aparelhos mais novos (como o N82, por exemplo) já tem a função UDP (User Data Preservation) e que garante que nenhum dado seja perdido após a atualização de firmware. Por esse motivo, não se espantem caso esta tela não apareça durante a atualização.

 


Após a marcação da checkbox, será liberado o botão para atualização. Clique no mesmo conforme indicado.

A seguir começará o processo de download do firmware diretamente do site da Nokia. Normalmente este processo é demorado e variará de acordo com o tamanho da atualização e da sua conexão com a internet.


Se por acaso no meio do download aparecer a tela abaixo, isso é indicativo de algum problema com a sua conexão de internet ou com a conexão ao aparelho em si (Cabo USB conectado em HUB, etc.).
OBS.: No meu caso (durante o download inicial e antes de apresentar a tela de erro) notei que o download estava extremamente lento. Bastou fechar o NSU e recomeçar o processo para verificar que, nesta segunda tentativa, o download estava nitidamente mais rápido e acabou finalizando sem problemas.


Após o download ter completado, começará a parte realmente crítica. A da atualização em si. Faça o que quiser, mas NÃO TOQUE no aparelho durante esta parte, pois é nela que o firmware é instalado. Também não entre em pânico se o aparelho começar a piscar ou a conexão da USB aparecer como desconectada no computador, pois isso é NORMAL. Não estranhe também se acusar que faltam 2 minutos para acabar a atualização e derrepente subir para 20 minutos, também é NORMAL.

 


Se tudo correr bem, você receberá a tela a seguir informando que o aparelho foi atualizado com sucesso. Finalmente, clique no botão indicado para encerrar o NSU.


Após encerrar o NSU, vá no PC Suite e restaure os seus dados do backup que foi feito previamente.
OBS.: Para não ter transtornos, quando for restaurar os seus dados, não restaure a opção de "configurações" do aparelho. Traga apenas os itens de "dados" como Agenda, Contatos, Mensagens, etc.

Creditos: www.plusgsm.com.br

Encontrou algum problema? Entre neste link do site da nokia e verifique.

As dúvidas frequentes são:

Por que foi alterado o idioma do meu aparelho após a atualização?
Após a atualização, seu aparelho Nokia pode reiniciar no idioma nativo. Para alterar o idioma vá até Configurações > Telefone > Geral > Idioma.
Quando a atualização é feita pelo Nokia Software Updater, o conjunto de idiomas disponíveis no aparelho poderá ser revertido à lista original, caso o aparelho tenha sido fabricado para uso em outro país ou região.
Se seu idioma de preferência não está mais disponível após a atualização com o Nokia Software Updater, talvez seja necessário levar o aparelho para a central de atendimento Nokia Care para reinstalar o idioma.
Para receber ajuda pessoal da Nokia, por favor, entre em contato ou envie um e-mail para sua central de atendimento Nokia Care. Para obter mais detalhes, veja www.nokia.com.br/faleconosco

Outras pessoas conseguem atualizar seus softwares, mas eu não. O que está errado?

A disponibilidade de atualizações é baseada em vários fatores, incluindo as versões existentes de firmware, o país e a operadora. A atualização do seu aparelho pode não estar disponível por causa de um destes fatores.
Note que o firmware atual da Nokia para seu aparelho pode não ter sido aprovado por seu provedor, operadora ou portadora de serviço móvel.
A Nokia produz variações de cada produto para países e idiomas diferentes; nem todas possuem o firmware mais recente. Nossa prioridade é atualizar todas as variações com a maior rapidez possível; pedimos desculpas por eventuais atrasos. Verifique novamente, podemos disponibilizar novos softwares.

A tela do meu aparelho fica em branco durante a atualização, isso é normal?

Sim, a tela do seu aparelho deve ficar em branco durante a atualização. Não desligue o aparelho nesta fase.  A tela deve voltar ao normal logo após o Nokia Software Updater mostrar a mensagem "Atualização de software completada".

Meu aparelho "morreu" durante uma atualização. O que devo fazer?
É normal que a tela do aparelho Nokia fique em branco durante a atualização.
No entanto, pode ser que o aplicativo Nokia Software Updater tenha perdido a conexão com seu aparelho Nokia e a tela esteja congelada.

  • Desconecte o aparelho Nokia do cabo USB do PC e remova a bateria do aparelho por 5 segundos.
  • Recoloque a bateria e pressione e segure o botão de ativar/desativar por 1 segundo.
  • Reconecte o aparelho Nokia ao cabo USB do PC e espere 10 segundos.
  • Tente executar o Nokia Software Updater novamente
Se seu aparelho Nokia continua não respondendo, experimente formatar o aparelho para recuperá-lo:
  • Pressione e segure as seguintes teclas: 3, green e *
  • Pressione o botão ativar/desativar por 1 segundo.
  • Continue pressionando 3, green e * até escutar o toque inicial do aparelho.
Se o aparelho continua não respondendo:
  • Leve o aparelho para o atendimento Nokia Care mais próximo. Se o aparelho ainda estiver na garantia, a Nokia consertará o aparelho nos termos e condições normais da garantia.
  • Aviso: Se o aparelho Nokia não estiver mais na garantia, a Nokia não será responsável por qualquer perda, conforme é descrito no Acordo de Licença de Usuário Final. Veja mais detalhes em www.nokia.com.br/assistenciatecnica.

8 comentários:

  1. Lauvir2/8/09

    Não consigo atualizar meu N95. O meu esta com firmware v21 e tem galera como um amigo que tem versão mais atual! Mas o nokia update diz que não tem versão disponivel, porque? Meu celular esta com problemas?

    ResponderExcluir
  2. LAUVIR: SEU TELEFONE não esta com problemas. A disponibilidade de atualizações é baseada em vários fatores, incluindo as versões existentes de firmware, o país e a operadora. A atualização do seu aparelho pode não estar disponível por causa de um destes fatores.
    Note que o firmware atual da Nokia para seu aparelho pode não ter sido aprovado por seu provedor, operadora ou portadora de serviço móvel.
    A Nokia produz variações de cada produto para países e idiomas diferentes; nem todas possuem o firmware mais recente. A prioridade é atualizar todas as variações com a maior rapidez possível.

    http://www.nokia.com.br/servicos/midia-social

    ResponderExcluir
  3. Natalia1/10/09

    Olá Diego,
    Teho um N95 8gb, e ele etá com um problema, pois fica reiniciando o tempo todo quando está chip da operadora. Já tentei tudo, formatar a memória e tal, e nada funciona. Estou tentando atualizar o software, mas depois q o NSU foi instalado, o aplicativo não inicia. Aparece uma mensagem ERRO DE CONFIGURAÇÃO. Tentei seguir as sugestoes de ajuda mas nao consegui. O que faço? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Natalia, Desligue o telefone, agora precione as tecla CHAMAR + 3 + * pressionadas e sem soltar ligue o telefone e não solte as teclas, quando aparecer o "desktop" do telefone, podera soltar as teclas e ele estará formatado.

    Se este metodo que voce tentou formatar e não resolveu, realmente seu n95 esta com problemas fisicos! Eu tinha um N95 que começava a reiniciar a todo momento!! Levei na loja que comprei, reclamei e eles me deram outro! Entre em contato com a nokia e solicita assistencia tecnica

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19/2/10

    Quem estiver tendo o "erro de configuração", favor ir em

    Menu Iniciar > Executar > Services.msc > Procurar ICS > Clique mouse direito > Parar. O telefone vai achar a atualização. Depois reiniciar o aplicativo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16/6/10

    Muito obrigada ao último comentário, nada havia funcionado antes, e agora deu certo!

    ResponderExcluir
  7. formta celula nokia rm 972

    ResponderExcluir

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.