quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nokia lança serviço financeiro para celulares

Nokia Money possibilitará operações bancárias, como pagamento de contas e transferências

7ZE_20090826_nokia_nfc_interno Nokia lança o Nokia Money, serviço financeiro móvel que permite aos consumidores acessar operações bancárias diretamente de um celular. Pelo Nokia Money, usuários poderão realizar transferências, como DOCs ou TEDs para outras contas, e o pagamento de produtos, serviços, contas e boletos.

Os serviços estarão disponíveis 24 horas por dia e poderão ser acessados de qualquer lugar que tenha sinal de celular, gerando cortes de custo com traslados e economia de tempo para o consumidor.

“Acreditamos que os serviços financeiros móveis possuem um grande potencial de crescimento no longo prazo. Em muitos países, o número de aparelhos excede significativamente o número de contas bancárias. São mais de quatro bilhões de usuários de celular e apenas um bilhão de contas bancárias, o que nos leva a acreditar que há um enorme mercado para o Nokia Money”, afirma Mary McDowell, vice-presidente executiva e diretora de Desenvolvimento da Nokia.

Os pagamentos móveis representarão a próxima etapa na oferta de serviços financeiros para milhões de pessoas, que são parcialmente atendidas pelos atuais meios de pagamento, especialmente em países de economias emergentes.

“Com este lançamento, estamos possibilitando o pagamento de serviços e contas, compras de passagens de trem ou ingressos para cinema, entre outros, tudo por meio de telefones. O Nokia Money é simples de usar, seguro e está disponível para diferentes redes de operadoras. Isto significa que milhões de consumidores poderão, em breve, administrar todas as suas necessidades financeiras por meio de um celular”, diz Teppo Paavola, vice-presidente e diretor de Desenvolvimento de Negócios Corporativos da Nokia.

Construindo um novo modelo para pagamentos móveis
O serviço Nokia Money será baseado na plataforma da Obopay, empresa líder no desenvolvimento de soluções globais de pagamento móvel, que a Nokia investiu no início do ano. A Nokia pretende usar um modelo aberto e compatível com outros serviços de pagamento.

“A Obopay compartilha da visão da Nokia, de levar serviços financeiros móveis para milhões de pessoas. Estamos muito entusiasmados com o fato de Nokia ter escolhido a plataforma da Obopay. A sua posição de líder de mercado, o sólido reconhecimento da marca e seu canal de distribuição global, somados a plataforma Obopay, que oferece elementos móveis singulares, posicionam o Nokia Money como modelo da próxima geração de serviços de pagamento móvel no mundo”, destaca Carol Realini, fundadora e CEO da Obopay.

O Nokia Money é o resultado de uma grande colaboração que a Nokia criou com diversos parceiros, em diferentes mercados no mundo. O serviço foi projetado para funcionar em parceria com operadoras e instituições financeiras, envolvendo distribuidores e comerciantes num ecossistema dinâmico, visando oferecer novos serviços de forma contínua.

“Como resultado das parcerias inovadoras e do ecossistema abrangente que estamos criando com a indústria bancária e financeira, bem como com as operadoras, acreditamos que o Nokia Money oferecerá inclusão financeira para muitos, que, atualmente, têm acesso limitado a serviços bancários. Ao unir as potencialidades das indústrias de tecnologia móvel com serviços financeiros, mudaremos a maneira como as pessoas podem cuidar de suas reservas monetárias no futuro, em âmbito mundial “, acrescenta McDowell.

“A Nokia criará uma ponte entre operadoras e redes bancárias e construir uma infra-estrutura segura, acelerando a aceitação de serviços financeiros móveis”, completa Bob Egan, diretor global de Pesquisas e principal analista do Towergroup.

O serviço Nokia Money será apresentado durante o Nokia World, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, em Stuttgart, Alemanha. O lançamento oficial está programado para o início de 2010.

 

---------------------------------------------------------------------------

Imagine reunir em uma única forma de pagamento o seu cartão de banco, cartão de crédito, vale transporte e vale refeição. Pois é, isso pode ser realidade daqui um tempo.
A Claro está apoiando o projeto piloto Visa PayWave, que é promovido pela Visa , juntamente com a VisaNet, o Banco do Brasil, o Bradesco, a Nokia e a G&D (fornecedora de soluções de smart card). A intenção é testar no Brasil uma solução que permita realizar pagamentos pelo celular utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Dispositivos Próximos), que funciona sem fio e que permite a troca de informações entre dispositivos próximos.
Na primeira fase do projeto piloto, 70 usuários pré-selecionados pelas empresas participantes estão utilizando o celular Nokia 6212 (ainda não disponível no Brasil) equipado com a tecnologia NFC. Na fase de testes, eles podem realizar compras à crédito nos estabelecimentos cadastrados e efetuar o pagamento aproximando o celular ao terminal contactless (sem contato).
A idéia é que logo mais, todos possam realizar transações utilizando o celular, de forma mais rápida, segura e fácil.
A Claro já disponibiliza soluções de mobile banking, oferecendo aos clientes acesso aos bancos via WAP, SMS, Menu Claro e Aplicativo Java. Para saber, acesse www.claroideias.com.br, menu Facilidades, opção Bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.