domingo, 11 de outubro de 2009

Os benefícios da digitação T9

teclado-windows Você já ouviu falar no T9, certo? O T9 é uma solução de tecnologia e está presente na maioria dos celulares - muito provavelmente no seu também. Para muita gente, digitar mensagens e e-mails em celulares com teclados alfanuméricos (a grande maioria, com os números e letras nas mesmas teclas), costumava ser uma tarefa penosa. Afinal, algumas palavras usam caracteres presentes na mesma tecla, exigindo tempo, paciência e muita habilidade. Para tornar essa atividade mais fácil e ágil é que foi desenvolvido o T9 Text Input.

Mas o T9 não surgiu do céu. Ele pertence a uma empresa, a Nuance Communications. Para que os fabricantes de celular possam utilizar a tecnologia, eles precisam pagar uma licença, e instalam um software nos aparelhos. O T9 nasceu em 1998 e hoje está presente em praticamente todos os fabricantes de celular. Ao todo, é usado em mais de 2 bilhões de celulares, o que dá mais ou menos 75% do planeta.

Com o T9, é possível digitar cada tecla apenas uma vez para que se obtenha a palavra desejada, pois o software mantém um dicionário instalado na memória do aparelho. A Nokia tem o T9 disponível em seus celulares desde 1998, graças à parceria que mantém até hoje com a Nuance.

Sem medo de usar o T9

Vamos fazer um teste para que você comece a usar o T9 em seu telefone Nokia? Vá a uma mensagem de SMS. Primeiro, você precisa ativar o T9. Normalmente, basta digitar a tecla # duas vezes. Você pode verificar se o T9 está ativado pelo desenho abc no alto da tela de seu telefone. Se o abc estiver sublinhado, o T9 está ligado!

- Eis um pequeno exemplo de como o T9 te ajuda: digite a palavra “acaba” no seu telefone. Note que as letras estão todas na tecla 1 de seu celular. Portanto, você terá de pressioná-la cinco vezes até que o verbete escolhido apareça. Lembre-se: se você não estivesse usando o T9, teria de digitar oito vezes. Parece pouco? Imagine uma mensagem inteira com o T9. Você vai ganhar tempo e rapidez com um pouco de treino.

- Caso a palavra desejada não apareça na tela, basta pressionar * para que outras opções que possam ser escritas com as mesmas letras sejam exibidas;

- Se mesmo assim a palavra desejada não constar no dicionário, é possível ensiná-la ao aparelho. O telefone adiciona a nova palavra ao dicionário e pronto, ela passará a ser sugerida automaticamente.

Fica a dica final: a maior dificuldade das pessoas que não estão acostumadas com o T9 acontece já que elas ficam vendo a construção das palavras enquanto as digitam. Não façam isso! Lembre-se que, até chegar a palavra desejada, o software vai passando por outras centenas parecidas. Somente olhe para a palavra digitada quando estiver no fim. Com o tempo, você irá se acostumar.

Importante: as opções de comando para ativação do T9 e escolha das palavras sugeridas pode variar conforme o modelo do seu Nokia. Em caso de dúvidas, consulte o manual do seu telefone.

Para saber mais, visite o site www.t9.com/portuguese/aprenda e confira o simulador de T9 onde você poderá testar à vontade!

Para saber mais, visite o site www.t9.com/portuguese/aprenda e confira o simulador de T9 onde você poderá testar à vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já o blog The Mobipress agradece o seu comentário.